Resenha - Uma Vida Para Sempre

Uma Vida Para Sempre 

Autora: Simone Taietti
Editora: Novo Século
Gênero: Romance Nacional
Páginas:347
Sinopse: Skoob
Avaliação: 

Olá, tudo bem com você?

Sabe quando você termina de ler um livro que amou muito e quer que o mundo leia também? Pois é essa a sensação que senti ao ler Uma Vida para Sempre, porém tenho a sensação que não vou conseguir expressar muito bem os sentimentos que esse livro me despertou.

Uma Vida para Sempre é uma livro que vai mudar a sua forma de ver a vida , apesar de abordar temas mais pesados e tristes que são doenças, tratamentos e convivência é um livro que traz muitos ensinamentos.

Ethel é uma jovem de 17 anos que sofre de uma doença chamada CIPA - Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose. essa doença tem cinco tipos de níveis e o dela é o nível 4, essa doença faz com que Ethel não  sinta nenhum tipo de dor e também não consiga suar, ela pode estar em altas temperaturas que nada vai sentir.

Isso seria bom por um lado, mas na prática é bem perigoso porque ela pode quebrar alguma coisa,sentir fortes dores, por exemplo ela não sente dor quando está apertada para fazer xixi, ela não sente o braço ou perna dormentes quando fica muito tempo numa posição, ela não sente a barriga roncando de fome e pode desmaiar.

Depois dela assistir um seriado que tem no Youtube chamado "Um Litro de Lágrimas" que é muito bom por sinal e existe de verdade,onde a menina também tem uma doença e um período para viver ela resolve escrever um diário e relatar sua vida e seus dias. 

Ethel é adotada e vive com sua mãe, ela perdeu o pai ainda muito jovem antes dos 15 anos, e apesar de ser adotada e ter uma prazo de validade mais curto que todo mundo ela nunca sentiu vontade de conhecer seus verdadeiros pais, e por sempre ter tido essa doença sua mãe age de maneira bem protetora.

Ethel tem sua rotina indo ao hospital dia sim e dia não e ela também aproveita seu tempo para ajudar algumas pessoas, ela visita uma criança que tem câncer e um senhora com quase 80 anos que sempre faz companhia e conversa. 

Numa dessas idas ao hospital ela percebe que a criança faleceu e no lugar esta outro jovem chamado Vitor ele também tem câncer e está fazendo tratamento, os dois logo de cara ficam muito amigos e se aproximam cada dia mais.

Aos poucos essa amizade se torna amor e quando Ethel se dá conta desse sentimento, sua mãe prefere barrar pois não quer que ela sofra.

Ethel sabe que quem tem a doença dela também não vive muito tempo então ela encara bem assuntos sobre a morte e até gosta de falar sobre isso e frequentar enterros de pessoas desconhecidas.

A leitura flui muito fácil e é impossível não se apegar a Ethel e Vitor fazendo reflexões sobre a vida.

O livro é muito rico em reflexões e pensamentos , tem boas referências de livros, filmes e músicas. 

Foi uma grata surpresa ler esse livro que me tocou tanto e não poderia deixar de vir aqui dar minha opinião sobre ele.

Uma vida para sempre é aquele livro que queremos que todos um dia leiam e dá vontade de dar um abraço na autora quando terminamos.

Apesar de abordar esses assuntos tristes e pesados ela escreve de uma maneira leve que na verdade traz mais reflexão do que dor, o final é totalmente inusitado mas esperado de certa forma e acho que não poderia ter final melhor.

Espero que muitas pessoas ainda possam ler esse livro e se emocionar assim como eu me emocionei.

Que você consiga fazer parte das conversas de Ethel e Vitor e se questionar também sobre vida, Deus, morte e outros assuntos menos importantes. 

O livro é nacional e de ótima qualidade, não vi nenhum erro de digitação ou português e a autora nos cativa desde a primeira página.

Agora se me dão licença vou emprestar o livro para que mais amigos possam ler e você corra atrás do seu e depois me conte o que achou. 

Beijos 

Até mais!

3 comentários :

  1. Oi, Andressa!
    Eu não gosto muito de ler livros com protagonistas que sofrem de alguma doença, porque eu fico muito agoniada! Nem consigo imaginar como deve ser estar na pele da Ethel... mas você falou com tanto carinho da leitura que até despertou a vontade de conhecer o livro! Bela resenha, parabéns.

    beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!
    Já li muitas resenhas a respeito desse livro e ele está há tempos na minha lista de desejados. Sempre li que ele é mesmo bem sensível e que desperta muitas reflexões.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa
    Eu li esse livro logo que foi lançado. Ainda hoje é uma história que lembro com muito carinho. A escrita da Simone é mesmo linda. É uma reflexão tão linda sobre a vida. Também indico ele sempre.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir