Resenha - Garota Oculta

 

Garota Oculta
 

Autora: Shyima Hall
 Editora: V&R
Gênero: Biografia
Páginas: 248


Avaliação:

 

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 

Ando sumida por aqui por falta de leituras, anda dificil arrumar tempo para ler nessa correria do dia a dia e ainda encontrar um livro bom para poder resenhar para vocês.

Finalmente consegui terminar uma leitura e gostar dela, Garota Oculta é um livro antigo que estava parado na minha estante e já tinha tempo que queria ler, ele fala sobre a vida de Shyima que ao completar 8 anos teve que ser vendida para uma família rica do Egito porque sua irmã mais velha fugiu e ainda roubou algo da família.

Apenas 8 anos e Shyima teve que aprender a viver sem noticias da sua mãe e seus irmãos, sem explicações porque estava sendo vendida, e teve que aprender as duras penas a passar, lavar, cozinhar e limpar.

Shyima não tinha descanso era noite e dia fazendo os afazeres domésticos da  mansão que em que a família morava, comia apenas 1x ao dia.

O que mais me surpreendeu em toda essa história é que ela é baseada em fatos reais, o que deixa o coração do leitor muito apertadinho com vontade de abraçar a autora e dar todo o apoio que ela nunca teve em toda sua vida.

Com o passar dos anos, Shyima se muda para os EUA onde antes era uma casa enorme com mais funcionários, agora é menor porém apenas ela como empregada, ou seja trabalho dobrado, além de cuidar da casa, precisa levar as crianças na escola, até no parque perto de casa ela leva, e é numa dessas saídas que alguém nota um comportamento estranho e denunciam os pais para a policia e finalmente Shyima pode viver uma vida digna.

Ela não sabia com 13 anos nem ler nem a escrever, não falava e nem entendia inglês, foi bastante difícil a comunicação e a confiança dela perante as autoridades. 

Ela se referia aos donos como A Mãe e O Pai, eles nunca ensinaram nada a ela e sempre fizeram ela ter medo de policia por sua situação ilegal no país. 

A gente vai acompanhando toda a trajetória dela, que não foi nada fácil, a primeira coisa que ela  fez ao sair dos donos foi ligar para seus pais falando que foi solta e os mesmo acharam ruim ela ter saído e pedem para ela voltar, ou seja a partir daquele momento ela teria que enfrentar sua nova vida de descobertas sozinha, pois claro nunca voltaria para aquela família novamente.

Ela vai para um abrigo no primeiro momento e passa por diversas famílias, lá fora o governo ajuda quem dá abrigo para crianças em situação de abandono e muitas famílias fazem esse serviço pensando no dinheiro que vão receber do governo então infelizmente  Shyima ainda sofre com algumas famílias que abrigam ela temporariamente.

O livro é super rápido de ler, tem momentos tristes, que deixam a gente aflito mas nada mais assustador do que saber que tudo que ela passou é real, e acredito muito que infelizmente muitas pessoas ainda devem viver em situação muito parecida.

Recomendo muito a leitura para quem gosta de histórias reais e quer sair um pouco da zona de conforto enfrentando a realidade nua e crua das crianças que são obrigadas a serem escrevas desde pequenas.

Eu particularmente gosto muito desse tipo de leitura porque faz vez um outro lado da vida, e quando leio essas histórias tristes mas de superação faz com que eu perceba o quanto sou privilegiada e abençoada por nunca passar por algo parecido.

Gosto de livros que fazem mudar meu pensamento , que faz eu dar mais valor para as coisas que eu tenho.

Beijos

Até mais!



Nenhum comentário :

Postar um comentário