Resenha - Eu te Darei o Sol

Eu te Darei o Sol 

Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Gênero:
Páginas: 384
Sinopse: Skoob

Avaliação:
 


Olá, tudo bem com você?

Olha ai mais um livro antigo lido e vindo parar aqui no blog todo resenhado, que orgulho que dá, sabendo que minha meta está sendo cumprida.

"Eu Te Darei o Sol" fez muito sucesso no seu lançamento (2015), ouvi tantos comentários bons que acho que foram as outras pessoas que me convenceram a ler. 

O livro fala de dois irmãos gêmeos, Noah e Jude o livro é narrado cada capítulo por um dos irmãos porém um é no presente narrado pela Jude o outro é no passado narrado pelo Noah, e confesso que fiquei confusa com a narrativa.

Até se situar no momento narrado e quem estava narrando fiquei bem confusa até mais da metade do livro.

 Só sabemos que eles não se falam mais hoje em dia e que algo bem chato aconteceu para eles nunca mais se falarem.

Pela visão de Noah ele sempre sentiu muito ciúmes da irmã, sempre achou que a mãe dava mais atenção para Jude do que para ele e que ela sempre teve mais amigos do que ele.

Noah ama desenhar, faz desenho com tudo e guarda na sua imaginação pra depois passar para um papel.

A principio Noah quando mais novo era muito tímido, era zoado pelos colegas da escola e quando foi crescendo mudou muito a relação com a irmã e também ele mesmo mudou muito, os gostos, as amizades, parece outra pessoa. 

Mas como estamos lendo a versão de cada um fica fácil acreditar em quem está contando a história e em nenhum momento eu me peguei acreditando mais em um do que no outro, para mim os dois tinham visão totalmente diferentes do que estava acontecendo realmente, e como damos importância a coisas sem sentido, podendo passar praticamente uma vida se anulando de ter contato com os irmãos por apenas achar algo e não conversar sobre.

A bem da verdade é que Noah quando acha um único amigo que sabe que pode contar percebe que é gay e sua irmã em uma brincadeira acaba chamando seu melhor amigo para dentro de um armário. A partir desse fato os dois tiram conclusões erradas um do outro e simplesmente param de falar.

A avó deles faleceu e Jude acredita em tudo que é esotérico, fala que vê a alma de sua vó, então talvez por incluir essas visões eu achava que a leitura estava meio estranha, não tinha sentido.



— Papai, existe uma doença na qual a carne se calcifica até que o pobre doente fique preso em seu próprio corpo como se fosse numa prisão de pedra?
Tenho quase certeza de que li sobre isso num de seus periódicos.
Ele e Noah trocam um daqueles “olhares” à minha custa. Ah, Clark Gable, grite alguma coisa.
O papai diz:
— Chama-se fibrodisplasia ossificante progressiva e é extremamente rara,Jude. Extrema, extremamente rara.
— Ah, não acho que tenho isso ou coisa parecida. — Ao menos não literalmente. Não digo que acho que nós três talvez a tenhamos metaforicamente.
Nossas personalidades reais escondidas nas profundezas destas personalidades impostoras. Os periódicos médicos do papai são tão esclarecedores quanto a bíblia da vovó.


O livro tem capítulos longos demais e as partes de Jude na minha opinião foram as mais chatas ela contava coisas aleatórias demais e nunca ia para de fato o que tinha acontecido com os dois irmãos.

O final apesar de ser bom, confesso que o livro foi bem cansativo demorei muito tempo para ler e várias vezes senti vontade de largar o livro, mas resolvi ler até o final para não contrariar tantos comentários bons mas infelizmente esse livro não me tocou muito.

Talvez se fosse narrado apenas pelo Noah eu teria gostado mais, porque confesso que só queria ler as partes escritas por ele.

Beijos 

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário