Resenha - Minha Metade Silenciosa

Minha Metade Silenciosa 

Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Gênero: Ficção / Romance
Páginas: 304
Sinopse: Skoob 

Avaliação:

Olá, tudo bem com vocês?

Esse livro foi lançado em 2014 e desde então estava parado na minha estante, porém esse ano resolvi ler os livros mais antigos, eu já tinha ouvido falar que esse livro era muito bom então comecei a ler achando que ia amar mesmo o livro.

Stark McClellan tem 13 anos porém é mais conhecido como Palito, pois é bem alto 1.82m de altura, muito magro e ainda por cima não tem uma orelha, apenas um espaço vago do outro lado da sua cabeça, que é o que de fato os meninos zoam ele,  todos na escola o chamam assim e na verdade apesar de ser um apelido maldoso ele prefere ainda ser chamado de Palito do que seu próprio nome.

Ele sofre muito bullying na escola, todos o maltratam ou querem bater nele e o único que o defende com unhas e dentes é seu irmão mais velho Bosten.

Dentro de casa as coisas também não são nada boas, apesar de sempre terem vivido com regras estranhas e muita violência e abuso de poder, ele ainda achava que todos viviam da mesma maneira, que a vida dele não era tão diferente das outras pessoas.

Palito tem uma melhor amiga que se chama Emilly os dois passam muito tempo juntos e se divertem como podem, porém aos poucos vão crescendo e aprendendo mais sobre a vida e o que é certo e errado.

Palito aprende mais sobre a vida quando viaja para Califórnia junto com seu irmão para casa da sua tia Dahlia que é distante da família, que nunca tinham nem ouvido falar, porém ela os trata tão bem e com tanto amor e carinho que Palito fica encantado.

Porém quando voltam de viagem ficam sabendo que seus pais se separaram e que vão ficar morando com o pai, o pai e a mãe são dois monstros porém o pai sempre foi muito pior e agora sozinhos ficam morrendo de medo do que pode acontecer.

Mas acaba que nem dá tempo de esperar o que pode acontecer, infelizmente seu irmão Bosten é expulso de casa e foge sem levar Palito e nem ao menos dar uma satisfação ou dica para onde iria, então Palito resolve fugir e ir atrás do irmão, nessas andanças ele acaba aprendendo a se proteger, a se virar sozinho e ao chegar na cidade de sua tia percebe que seu irmão não esta lá, mas pelo menos agora ele tem uma nova chance de continuar seguindo a sua vida.

O livro é muito fácil de ler, e fica impossível não se sensibilizar com a história e querer abraçar o Palito.

Vi muitos comentários falando que o livro poderia ter sido melhor mas achei o final tão bom, ao mesmo tempo que Palito cresce como pessoa mas seguindo o seu coração e sem querer fazer mal a ninguém e nem aceitando por exemplo drogas ou atividades ilícitas para ter dinheiro. 

O irmão dele segue outro caminho mas quantas vezes na vida real não vemos dois filhos criados de maneiras iguais mas que seguem caminhos totalmente diferentes, Palito foi atrás igual um pai ou mãe de verdade faria com qualquer filho, ele tinha Bosten como exemplo de vida e nunca conseguiria ficar longe dele e sabendo que ele poderia estar sofrendo. 

Então como o livro mudou minha forma de pensar em relação as pessoas que ficam nas ruas, que todo mundo tem uma história cada um segue o que o coração manda mas não devemos julgar e nem querer o mal delas. 

No livro Bosten precisava de uma pessoa atrás dele para puxar para o caminho certo e na vida real tem pessoas que estão nas ruas porque não tem ninguém para puxar a mão e ficar do lado delas, assim como sei que também tem pessoas que mesmo tendo família ela simplesmente não quer ir mas pelo menos ela tem um apoio, sabe que tem alguém que se importa, as vezes não muda de vida porque ela própria não se ama.

Por isso favoritei o livro, pois gostei muito do desenvolvimento dos personagens e da história também, claro que dá um gostinho de quero mais no final e vai saber se não foi essa a intenção do autor. 

Beijos 

Até mais!



Nenhum comentário :

Postar um comentário