Resenha - Poderia Ter Sido Diferente


Poderia Ter Sido Diferente

Autora: Mara Yvonne Santana
Páginas:320
Gênero: Romance Espírita
Sinopse: Skoob

Avaliação:


Olá, tudo bem com você?

Olha que maravilha eu aparecendo por aqui novamente com mais um livro lido! Agora voltei com tudo hein minha gente!

"Poderia ter Sido Diferente" conta a história de Mauricio um jovem super extrovertido, de boa índole, boa família, sempre se dedicou aos estudos, seu sonho sempre foi cursar Medicina Veterinária e lutou muito por uma vaga em uma renomada faculdade pública. 

Ele passa na prova consegue realizar seu sonho e dá muito orgulho aos seus pais, ele então resolve que agora pode começar a namorar e pede Débora em namoro , eles sempre tiveram um caso sem muita importância mas como Mauricio estava focado em estudar e passar na prova ele primeiro fez o que achava certo, se dedicou 100% aos estudos. 

O namoro vai super bem, a faculdade muito boa, a convivência com os pais também tranquila, porém Maurício sempre foi homem de nunca se apegar muito em uma pessoa só, é extrovertido conversa fácil então ele resolve sair com uma turma da faculdade e nessa festa ele conhece algumas mulheres e também é levado de má fé por Rogério que se faz de seu amigo mas é apenas um traficante procurando novos clientes em potencial.

Mauricio aceita uma bebida batizada com droga e logo já se sente estranho, ele acaba ficando com algumas mulheres na festa e também acaba usando droga, heroína que é picado direto na veia. 

Mauricio logo se arrepende de ter tomado essa decisão, tenta se afastar dessas amizades, mas a curiosidade em saber como seria experimentar apenas mais um vez, faz com que ele entre em um caminho sem volta.

Aos poucos muda de comportamento, começa a usar muito mais droga junto com bebidas e se distancia das pessoas que mais o amam, sua namorada Débora e seus pais.

Página 106
E é nessa hora que podemos exercitar nossa benevolência e magnitude,em vez de colocarmos o dedo em riste e acusar o ser humano pelos seus enganos e equívocos, ajudando-o independentemente do que ela tenha nos feitos passar.

Até quem um dia Débora cansada de suas desculpas resolve seguir Maurício e saber o que ele anda fazendo e ai descobre que além de estar sendo traída ele tem abusado do uso das drogas, no primeiro momento ela fica furiosa mas mesmo assim ainda decide ajuda-lo, porém se internar em uma clinica de tratamento costuma ser bem caro e apenas com a força de vontade não é o suficiente. 

Maurício então não consegue sair do vício e fica completamente alucinado e acaba cometendo um suicídio. 


Achei muito importante essa leitura e de grande valia também porque poucos livros abordam temas como o suicídio e também o uso das drogas, começamos a entender melhor algumas coisas na história, descobrindo como foi outras vidas de Maurício e o que ele aprontou para hoje colher tudo que tem acontecido em sua vida. 


A leitura flui muito fácil, os acontecimentos e os personagens que aparecem no decorrer da história vão aprendendo a lidar com a dor da perda, tentam tirar a culpa que acabam sentindo de certa forma. 

Página 111
- Problemas, crises existenciais, angústias e depressões fazerem parte do nosso cotidiano, todos sofrem o mesmo mal, só que para o dependente existe o agravante de que, por qualquer motivo, se não estiver muito bem equilibrado e estruturado, centrado em sua determinação de não mais se drogar, ele irá buscar na droga o alívio momentâneo e passageiro, o que acaba por complicar ainda mais seu quadro clínico, não conseguindo assim romper definitivamente com esse ciclo.


Foi uma leitura cheia de emoções e com passagens lindas de perdão, aceitação e menos julgamentos.


Quem se aventurar nesse livro vai poder aprender e entender muito, certas atitudes e quem sabe conseguir ajudar quem precisa também.


Esse é daqueles livros que quando acabamos de ler, ficamos leve com a sensação de que devemos mudar nosso comportamento, o mundo e tudo mais. 

Beijos 

Até mais!



2 comentários :

  1. Oi Andressa, que livro forte heimmmm!
    Uau, fiquei tensa de ler sua resenha, imagina ler o livro, sem dúvida que o livro trás muitos ensinamentos, mas não sei se leria no momento..

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!

    Achei bastante interessante a proposta do livro, principalmente por abordar assuntos tão importantes.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir