Resenha - Mestre dos Mestre ( Augusto Cury)

Autor: Augusto Cury 
Editora: Sextante 
Categoria: Religião

Sinopse:

Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação. Em O mestre dos mestres, primeiro volume da coleção Análise da inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos. Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte. Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão. Nestas páginas, você fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.


Olá, tudo bem com vocês ?

Sei que muita gente não gosta de livros "auto ajuda" mas eu sou muito fã do Augusto Cury e adoro os livros dele, e também adoro um livro de "auto ajuda" acho que esses livros sempre trazem algum tipo de aprendizado e isso me faz crescer como ser humano e acho super válido absorver coisas boas que lemos para a nossa vida.


Esse livro é uma analise da inteligência de Cristo e é uma série de 5 livros que o Augusto Cury fez para entender melhor como funciona a mente do ser humano mais inteligente que viveu na terra.


Não é um livro de história, apenas conta fatos que aconteceram com Cristo e como ele reagiu a determinadas situações, lógico que não temos como nos comparar a ele mas se tentarmos entender o que Cristo quis passar para todos talvez se torne mais fácil viver sem sofrimentos e mantendo bons pensamentos.


O livro nos mostra que todo ser humano tem diversos pensamentos seja ele bons ou ruins, tomar uma decisão em um momento de nervoso se torna quase impossível e questiona: 

"Como Cristo tinha o poder de pensar coisas boas nas situações mais difíceis e manter boas atitudes nas situações mais extremas? ".

É legal que ele nos mostra, que devemos gerenciar os nossos pensamentos, não temos como bloquear mas se gerenciarmos os pensamentos podemos nos tornar muitos mais sensatos em decisões importantes.



Página 12
"Jesus foi o personagem mais complexo e enigmático que transitou neste misterioso teatro existencial.
Seu comportamento, suas palavras, sua capacidade de se proteger nos focos de tensão, a habilidade de libertar seu imaginário e a fineza da sua arte de pensar aplicada a situações em que por certo reagiríamos agressiva ou timidamente deixam perplexo qualquer profissional ou cientista que se disponha a estuda-lo em profundidade". 


Augusto Cury nos mostra nesse livro que muitas coisas que hoje acomete a sociedade já era vivida por Cristo e ele tentava justamente passar ensinamentos para não se chegar na atual situação que se encontra a humanidade hoje.

Acreditamos que sofrer faz parte do nosso crescimento, mas esquecemos que sempre quando passamos por situações desagradáveis queremos resolver os nossos problemas primeiro e depois pensar no outro, e normalmente nessa fase ruim, sempre magoamos as pessoas que mais amamos e Cristo fez totalmente ao contrário. Ele parava para pensar em todo o sofrimento que passou e tentava tomar a melhor atitude para com ele mesmo e os outros. 

Augusto Cury nos propõe quebrar paradigmas e pensar em nossos sentimentos, mesmo os ruins ou bons e tentar aprender com eles, saber gerenciar cada sentimento é muito difícil mas podemos aprender.

Página 24
"Todos nós passamos por determinadas angustias e ansiedades, pois algumas das mazelas da vida são imprevisíveis e inevitáveis. Na escola da existência aprende-se que se adquire experiência não só com os acertos e as conquistas, mas, muitas vezes, com as derrotas, as perdas e o caos emocional e social. Foi nessa escola tão sinuosa que Jesus se tornou o Mestre dos Mestres".


O livro me fez parar para pensar no que realmente importa na vida, ele mostra o quanto de pessoas hoje sofrem no mundo com depressão, angústias, síndromes e etc. 

Muito gente acha que quem tem mais bens materiais é rico e feliz, mas muitas vezes se engana pois bens materiais não traz paz de espirito!

Pagina 120
"Quem tem dez casas não tem dez vezes mais prazer na vida ou dez vezes mais segurança emocional do que quem tem um casebre. Quem tem um milhão de dólares não é milhares de vezes mais alegre do que quem só possui alguns míseros trocados.
É possível possuir muito financeiramente e ser emocionalmente triste, infeliz. É possível ter riquezas materiais e baixa capacidade de contemplação do belo".

Perdemos muito tempo guardando mágoas e rancores de pessoas que nos magoaram muitas vezes sem querer ou apenas porque pensamos errado dela, a vida seria muito mais leve se fosse sem rancor e angústia, o bem que o perdão faz em nossas vidas é muito relevante e nos liberta para uma nova caminhada de aprendizados.

Página 170
"Cristo desejava aliviar a emoção do peso das mágoas, dos rancores, dos complexos de inferioridade, dos sentimentos de culpa e de autopunição. Apesar de ter todos os motivos para ser rígido e até julgar as pessoas, nele só havia espaço para o perdão, que não é um sinal de fraqueza, mas de grandeza emocional.
Perdoar é expressar a arte de amar.
Perdoar uns aos outros é um principio fundamental. Perdoar alivia tanto os sentimentos de culpa como as mágoas. O sentimento de culpa fere a emoção. A magoa corrói a tranquilidade".

Terminei de ler o livro me sentindo mais leve e percebendo o quanto me importava com coisas pequenas e irrelevantes diante do cenário maravilhoso que é a contemplação do belo.

Percebi que estar bem comigo mesma e para com o próximo não tem preço, para quem gosta de aprendizado e se desprender de paradigmas , leitura mais do que recomendada.

Página 187
"O mundo pára na comemoração de seu nascimento no final de dezembro, mas a maioria das pessoas não tem consciência de como ele foi uma pessoa magnífica e surpreendente...".


Beijos 

Até mais ...

Andressa 

11 comentários :

  1. É muito bom quando lemos um livro que nos toca e nos faz pensar.
    Só li um livro do Cury, e faz um bocado de tempo.
    Confesso que não sou chegada nesse tipo de literatura, mas quando meu pai me entregava um livro assim, eu tinha que ler. hehehehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã dos livros do Cury, na verdade, nunca consegui ler nenhum livro dele até o final.
    Que bom que esse livro mexeu com você :') Adorei os quotes, me fizeram pensar sobre várias coisas.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    Eu não tenho nada contra livros de auto ajuda. Livro é sempre livro e acredito que sempre há algo de bom a ser compartilhado, independentemente do gênero. Gosto muito dos livros do autor. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse em questão, mas tenho em mente os que mais me marcaram. O Futuro da Humanidade e Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Amo esses dois!
    Gostei muito da resenha e já anotei na minha lista de aquisições futuras.
    Muito obrigada pela visitinha ao blog. Bjs!

    Zilda- Cachola Literária
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa! Obrigada pelo recadinho. Adorei seu cantinho :)não li esse livro, mas parece muito bom, gosto do Augusto Cury.

    beijos
    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei deste blog. Adorooo livros!

    http://agnesdesigner.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Eu não sou ã mesmo de autoajuda,mas estou com um para ler aqui e espero que ele acabe com meu "preconceito" rsrs
    Sua resenha ficou muito boa e apesar do gênero dele me interessou bastante.

    PS:Vocês esta no BT depois passa por lá e vê o email que enviei ^^.
    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito dos livros do autor, principalmente O Vendedor de Sonhos. Gosto da forma que ele escreve para os leitores!

    :) Beijos - http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma que não gosto de jeito nenhum de livros de auto ajuda. Na minha opinião acho uma perca de tempo. Mas...tem gente que gosta.
    Nunca li nada do autor. Mas já ouvi dizer que é muito bom.
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Parabéns pela resenha, gostei muito!
    Eu não gostava muito de livros de auto-ajuda, mas depois de Augusto Cury, posso dizer que mudei minha opinião. Ele é um autor ótimo, que sabe nos mostrar o que é realmente importante na vida e nos faz refletir. Esse livro eu ainda não li, mas depois dessa ótima resenha fiquei bem interessada.

    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. Ola, gosto do livro do genero mas nao curto Augusto Cury, já li e nao consegui me simpatizar com ele : (
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Tenho o resto a coleção pra trocar se vc quiser bjkas
    www.marasemalca.com.br

    ResponderExcluir