Resenha - Casar sem frescura


Casar Sem Frescura

Casar sem frescura
Autora: Claudia Matarazzo

Editora: Planeta
Gênero: Bem-Estar / Casamento
Páginas: 256
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Oi gente, tudo bem?

Hoje eu venho falar de um tipo diferente de livro, dessa vez não vamos mergulhar em um drama, biografia ou romance... quer dizer, romance tem sim! Estou falando do livro Casar sem frescura da jornalista que entende tudo de cerimonial, Claudia Matarazzo.

Eu sou apaixonada por casamentos. Quando li o Quarteto de Noivas (resenhas aqui, aqui, aqui e aqui) eu fiquei sonhando acordada com a possibilidade de abrir uma empresa especializada em casamentos, como a Votos, das meninas da série da Nora Roberts. Deve ser maravilhoso (e trabalhoso) lidar com uma data tão especial. Por isso, fiquei muito curiosa pela leitura de Casar sem frescura, imaginei que a autora nos daria uma noção geral de como é a organização de um casamento e, posso dizer, que o livro trouxe muito mais do que eu esperava.

O livro é um guia para você, noiva, se preparar para o grande dia. Eu ainda não estou noiva, mas apreciei e guardei cada informação para quando chegar a minha vez de subir ao altar. Vou guardar o livro com todo o carinho na minha estante e, claro, vou usar todas as dicas!

Claudia Matarazzo nos explica tudo o que envolve a organização de um casamento, o antes com a preparação, o durante a cerimônia e festa e o depois com os cartõezinhos de agradecimento, tudo para que os noivos e familiares não se percam na organização do dia mais importante da vida deles.

Em meio a dicas e informações muito úteis, a autora nos conta histórias dos mais renomados cerimonialistas do Brasil. De forma bem leve, conhecemos a carreira de cada um, como foi a entrada no mercado das festas e, claro, aqueles micos e saias justas que acontecem nas melhores famílias. Com as histórias percebemos como a tradição matrimonial muda de acordo com a região do país, cada lugar tem o seu toque especial e eu adorei conhecer cada um deles.

Se você tem dúvidas quanto à cerimônia religiosa, a festa, a lista de convidados, o vestido da noiva, a roupa do noivo, dos padrinhos e pais, damas e pajens, o que servir, os convites, a música, a lista de presentes, chá de cozinha, a decoração...ufaa (e a lista não para por aí), o livro é mais do que um norte para você começar a planejar o seu grande dia. A autora, inclusive, dá uma pincelada (bem básica, mas é possível encontrar) sobre regime de bens. Eu sou advogada de Direito de Família e não esperava que esse assunto fosse ser abordado no livro, me surpreendi.

Senti muita segurança nas informações passadas para o leitor, como se eu estivesse sentada com a cerimonialista tirando todas as dúvidas possíveis. A autora inclusive coloca no livro sugestões de lista de chá de cozinha e de enxoval. 

Nós acompanhamos passo a passo todas as etapas para a organização de um casamento. Adorei porque no final do livro tem um guia do que fazer nos meses que antecedem a data, todas as tarefas organizadas de acordo com a antecedência necessária de cada uma. Contamos também com ilustrações que mostram o lugar de cada pessoa no altar e também na entrada da igreja.

O noivo não fica de fora da organização. A autora colocou um capítulo especialmente para ele, suas funções e atividades relacionadas ao casamento, o papo de que a organização é toda com a noiva não existe mais!

Para mim, Casar sem frescura foi um cinco xícaras de chocolate quente porque ele é recheado de informações muito úteis, superou as minhas expectativas e, na minha opinião, se tornou leitura obrigatória para todas as noivas do Brasil!

Espero que gostem da dica de hoje!

Com carinho, 



15 comentários :

  1. Nunca pensei em casar na igreja, mas amo preparativos, ajudei minha prima com a festa ed 15 anos dela e amei toda essa loucura de organizar tudo, é muito gratificante ver o resultado final. Se eu for convidada para madrinha de casamento de alguém já sei por onde começar hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro, com muitas dicas para um belo casamento, que é um momento muito importante para um casal, é trabalhoso e cansativo, com ajuda de profissional fica bem mais fácil...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas gostei muito do propósito da história, de dar uma noção de como é a preparação para o casamento, e quero muito ler Quarteto de Noivas, pois também adoro livros relacionados a casamentos, pretendo ler Casar Sem Frescura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, eu nunca li um livro desse gênero literário sinceramente não me chamou a atenção ate porque não estou prestes a me casar rsrsrs mas como sempre você faz ótimas resenhas e mas obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Antes de ler O Quarteto de Noivas realmente não tinha ideia do trabalha que um casamento pode dar e adorei esse livro da Claudia Matarazzo também fiquei bem curiosa sobre esse tema depois do livro da Nora e adorei como vemos tudo explicado nesse livro e nunca tinha pensado que o casamento pode mudar de acordo com a região !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Vou falar que a leitura não é uma que faria no momento. Pelo simples fato de ser nova demais e não estar noiva no momento. Mas fico feliz em saber que é uma boa leitura e tão completa.
    Mas mesmo assim não tem como não suspirar na sonhada festa de casamento né? Como uma romântica amo casamentos! s2
    Beijos s2

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Muito interessante o livro. Nunca li nada desse gênero, mas infelizmente não me chamou a atenção.
    Pois não estou no momento de me casar (rsrs) Afinal sou muuuuuito nova.
    Por fim, a leitura é válida se alguém estiver prestes a se casar e não tiver ninguém para organizar o casamento.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro, mas não é meu tipo favorito de leitura, não tenho planos de me casar na igreja...

    ResponderExcluir
  9. Ai que livro lindo, muito interessante e diferente. Bom, apesar de ser nova, eu sou apaixonada por esses assuntos de casamento, tanto que amo ver o programa "O Vestido Ideal" no Discovery H&H. Meu sonho sempre foi me casar num campo, e acho que irei encontrar várias dicas legais neste livro. Será um livro que ficará comigo por anos e anos. Muito legal mesmo, gostei da resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. bem interessante o livro para quem quer se casar um dia, as dicas e os esclarecimento de dúvidas deve ser bem útil para não errar nesse grande evento.

    ResponderExcluir
  12. Mari!
    O livro deve ser bem útil parra quem vai casar ou trabalha no ramo de cerimonialista.
    Como não estou enquadrada em nenhuma das duas e já sou casada há anos... deixarei passar a leitura, embora tenha achado o livro bem completinho.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Parece ser fofo e necessário para quem vai casar.
    Eu não leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Achei bacana a ideia do livro, pra quem quer casar é uma ótima dica. Mas não faz meu tipo.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bom mas não me convenci, sim estou julgando pela "capa". Talvez esteja errada em relação ao livro, enfim é isso. Beijos.

    ResponderExcluir