Resenha - Alvo em movimento

Alvo em Movimento

Alvo em movimento - Uma aventura da Princesa Leia
Autor: Cecil Castellucci / Jason Fry
Editora: Seguinte
Gênero: Aventura / Star Wars

Páginas: 240
Sinopse: Skoob

Avaliação: 



Oi gente, tudo bem?

Quando surgiu a possibilidade de resenhar os livros da série Star Wars para vocês aqui no Livros e Chocolate Quente eu não pensei duas vezes! Fui apresentada ao mundo Star Wars em 2009, pelo meu namorado Marcos, que é fã incondicional da série. Eu gostei bastante dos filmes e achei que seria legal conhecer os livros também!

Mas, como eu não conheço ninguém que entenda mais de Star Wars do que o meu namorado, imaginei que ele poderia trazer uma resenha mais completa e apaixonada dos livros. A visão dele é diferente da minha, ele conhece cada planeta, cada personagem, cada história com a palma da mão, então pensei que ninguém melhor do que ele para contar para vocês as impressões dos livros!

Espero que gostem do nosso convidado do dia! Ele voltará outras vezes com mais resenhas de Star Wars!

Com carinho,

Mari Sacramento




"Olá amigos do blog Livros e Chocolate Quente!

Bom dia!

Antes de mais nada, preciso me apresentar: eu sou o Marcos, do "Cantinho de Leitura da Mari". Para quem não sabe, a Mari é minha namorada, é blogueira do "Cantinho de Leitura da Mari" e também colunista aqui do "Livros e Chocolate Quente".

Ela recebeu os livros de Star Wars para ler e resenhar. Só que ela sabe que eu sou completamente apaixonado por Star Wars e fã incondicional da série desde quando tinha 9 anos de idade. Por isso, ela passou a incumbência para mim e eu vou apresentar para vocês nesses dias a resenha de dois livros: esse, "Alvo em movimento" e o "Estrelas perdidas"!

Amigos, eu amo Star Wars demais! Já assisti cada filme por aproximadamente 15 vezes. Tenho diversos produtos dos filmes, tenho no meu carro as músicas da trilha sonora, já joguei inúmeros jogos da saga e vou sempre que posso na JediCon. Daí a Mari achou por bem que eu faria uma resenha bem completa para vocês!

E aqui vamos nós!



"Alvo em movimento" é um livro bastante interessante. O foco, obviamente, como sugere o título e o desenho da capa, é todo na Princesa Léia.

Parecem livros infanto-juvenis, com desenhos dos personagens no início de cada uma das três partes e também do prólogo e do epílogo, além de as letras serem maiores do que o tamanho padrão dos outros livros do chamado gênero "young-adult". Mas não se engane, leitor que já passou da casa dos 20 anos, apesar da aparência, há certeza de diversão para qualquer idade. Isso porque a história é bem contada!

A editora lançou três aventuras, cada uma narrando uma aventura de um dos personagens clássicos: Luke, Han e Léia. Os outros dois eu não tive a oportunidade de ler ainda, mas acredito que se forem tão dinâmicos como esse, serão também leituras proveitosas. Eu escolhi o livro da Princesa Léia porque sempre gostei dela.

Para que todos se situem, a narrativa se passa entre os episódios V (O império contra-ataca) e VI (O retorno de Jedi). Então, já vemos uma Aliança Rebelde bem organizada e com uma hierarquia bem definida. Então, com a Léia assumindo seu papel de destaque na Aliança Rebelde, ela mesma cria uma missão bem peculiar: distrair os imperiais com uma falsa missão, colocando propositadamente transmissões antigas e já decifradas pelo império em três planetas ainda neutros e que querem se juntar à Rebelião. Atraindo o Império com essa isca, a Aliança Rebelde faria, no outro lado da galáxia um verdadeiro ataque às instalações militares do Império.

E para que a missão continuasse secreta e sem perigo de as informações vazarem, só a própria Princesa Léia saberia que isso era falso. Implicações ético-morais chegam a ser mencionadas no livro, mas de maneira bem superficial e leve, que não atrapalha a narrativa em nada.

Poderíamos pensar: a Princesa de Alderaan seria maquiavélica a tal ponto de usar pessoas para conseguir o sucesso de uma missão da Aliança? Uma frase do próprio filme, amigos, responde isso: "Lembre-se sempre: o seu foco determina a sua realidade". E o foco da Princesa é de se entregar de corpo e alma a Rebelião, seu foco é arrasar de uma vez por todas com o Império. Então, ela propõe amissão secreta para o alto comando da Nova República e monta o seu time de auxiliares. Um guerreiro, uma especialista em comunicações e um especialista em bombas, personagens que aparecem na parte 2 do livro e que dão aquele tempero na história.



A narrativa é muito dinâmica e o livro já põe o leitor num ritmo acelerado da aventura antes mesmo das 100 primeiras páginas. Considerei isso um ponto positivo, pois o leitor quer ler uma aventura e não precisa esperar muito para ver toda a ação acontecendo. Por falar em ação, muita coisa acontece nos planetas visitados pela filha de Darth Vader, até mesmo um encontro com criaturas noturnas dentro de uma chaminé. Recomendo!

Uma coisa que eu queria comentar com vocês é sobre a própria personagem principal. A Princesa Léia segue exatamente a linha de bravura e coragem que existia nos filmes da primeira trilogia e que rendeu a Carrie Fisher (a atriz que viveu a Princesa Léia) os seus fãs. Quem já viu os filmes, sabe que a Pricnesa Léia sempre comandou os rebeldes com essa bravura e os inspirava com a sua perseverança. No livro, vê-se a mesma coisa: mesmo sentindo medo, ela não recua e mantém o seu ideal de luta por uma galáxia melhor acima de tudo, custe o que custar.

Numa época em que tanto se fala da figura do feminino, do espaço em que a mulher deve ocupar no mundo, a Princesa Léia simboliza a mulher que é ao mesmo tempo poderosa, sábia e apaixonada. Ela é Princesa de Alderaan e General da Aliança Rebelde. É a mulher que tem coragem de liderar tropas, pertencer a realeza de seu planeta e ainda amar aquele que está congelado em carbonita. É a mulher forte e audaciosa quando precisa ser ao confrontar Darth Vader e doce e suave quando se trata de assumir o que sente por Han Solo. E isso sem dever nada para ninguém! As mulheres podem tudo, é a lição que a Princesa Léia vem mostrar!



Um Viva para a Princesa Léia!

Aplausos para a editora que fez uma capa muito bonita e muito gostosa no tato. A sensação nos seus dedos é como se ela fosse emborrachada. Mais um ponto positivo! Os desenhos que eu já mencionei acima também são extremamente fiéis ao proposto pelo universo de Star Wars!

Mas eu não podia encerrar sem desmistificar uma coisa: na parte superior da capa vem escrito que o livro é uma espécie de preliminar do novíssimo filme, "O despertar da força". Seria como uma jornada para o filme. Jornada é o mesmo que caminho, amigos. Logo, você teria que ler o livro para entender o filme, certo? Pura enganação. Há apenas menção ao planeta Jakku no prólogo e no epílogo, sem adentrar em absolutamente NADA no enredo do novo filme. Fiquem sossegados, pois não há nenhum spoiler ou qualquer dica sobre o futuro. Você pode ir ao cinema sem ter lido esse livro, caro leitor, pois isso nada irá influenciar no entendimento da história do longa metragem.




Espero que tenham gostado!

Voltarei em breve com mais uma resenha, também de um livro de Star Wars, que é o espetacular "Estrelas perdidas"!

Um grande abraço!

"Marcos"






16 comentários :

  1. Gostei muito da resenha. Nunca fui muito fã de Star Wars, mas meu namorado é fã então comecei a acompanhar um pouquinho e me apaixonei pelo Han e pelo Chewbacca hahaha, acho que leria só o livro dele por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca assisti Star Wars mas morro de vontade de pegar um dia que estou sem nada pra fazer e maratonar todos os filmes, pois mesmo não conhecendo esse universo acho ele fantástico! Ai você vem e me fala desse livro para me deixar mais curiosa ainda hahahahahaha com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcos.
    Sou totalmente por fora desse universo da Star Wars. Não li nenhum dos livros ainda e quanto aos filmes, assisti um daqueles mais antigos, e pouco me lembro porque já faz muitos anos. Mas de tanto que vejo o pessoal falando até que estou com vontade de ler os livros e ver os filmes. Só que são tantos que fico até perdida hehe.

    ResponderExcluir
  4. Nao curto star wars, nunca li nem assisti. Mas de qualquer forma, fez uma ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. OI Mari não gosto muito de star wars não me chama a atenção nem um pouco o livro é bonito e você como sempre faz ótimas resenhas bjs.

    ResponderExcluir
  6. Quem não gosta da série Star Wars, já assisti a alguns filmes, gostei dos livros, a diagramação está linda, as imagens perfeitas, a resenha foi muito boa.Beijos...

    ResponderExcluir

  7. Gostei bastante da resenha, nada melhor so que ler algo escrito por alguém que entende do assunto. Tenho grande interesse em assistir os filme de Star Wars e depois ler os livros.
    Achei bem bonita a capa do livro e os detalhes por dentro do livro, a editora caprichou na edição.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari e Marcos,
    Achei que tinha que ser ao contrário, pois uma pessoa que é tão fã fica difícil colocar em peso a opinião dela. Não me leve a mal a resenha ficou bem elaborada e entendo o ponto de vista da Mari, mas acho que seria melhor uma resenha mais neutra digamos assim.
    Enfim, a resenha ficou bem explicativa, eu não conheço muito bem os livros e filmes, mas pude entender a maior parte da resenha e vejo que foi esse o objetivo da Mari de trazer o Marcos.
    Beijos s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Foi esse o objetivo, trazer alguém que entende muito da série!! Queria que vocês, leitores, tivessem uma resenha mais completa possível, através dos olhos de alguém que conhece cada um dos personagens. Posso garantir que a resenha do Marcos é super neutra, ele, como fã, é ainda mais criterioso quando se trata dos livros ligados à série. Lá no nosso blog, ele já fez resenhas negativas de livros sobre Star Wars porque não atingiu as suas expectativas de fã, já fez um post explicando o porque ele não estava ansioso pelo novo filme que, no fim das contas, não gostou tanto mesmo!
      Alvo em Movimento foi um livro que ele realmente gostou bastante e fico feliz que a resenha dele tenha sido bem explicativa!

      Estamos sempre em busca do melhor para vocês!!

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Mari!
    Muito boa resenha feita pelo Marcos.

    Marcos!
    Bem vindo com sua resenha especializada em Star Wars.
    O livro parece mesmo bem fiel e com a princesa Léia forte como sempre no comando.
    Não li ainda, mas já acompanhei os filmes em todas as épocas e amanhã irei assistir o nov.
    Minhas filhotas foram hoje e amaram.
    Desejo um 2016 carregado de saúde, realizações e muito sucesso em tudo que empreender.
    “Que as conquistas no Ano Novo, cheguem na sua vida como confetes: Abundantes, Alegres e festivas...FELIZ SEMPRE!!” (Ana Marise)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom, ainda não li nada nem assisti nada relacionado a Star Wars, como leio muitos comentários positivos sobre, tenho curiosidade e futuramente pretendo ler os livros e assistir os filmes.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Já faz um tempo que quero ler algum livro relacionado a star wars, e esses novos lançamentos estão tão lindos! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Muito legal a resenha, sempre tive muito curiosidade sobre Star Wars mais nunca assistir nem um filme e não tenho muito conhecimento sobre a serie mais quando saiu os livro achei a ideia bem legal pois é uma forma de poder conhecer um pouco da serie e fiquei bem interessada no livro !!

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não li nada relacionado a Star Wars, mas tenho um amigo que leu e amou e está tentando me fazer ler os livros, não é um gênero que me interessa, mas mesmo assim achei muito boa essa resenha, me convenceria a ler muito mais do que com o meu amigo falando kkk mas quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não me interesso muito por Star Wars, nem filme nem livros,ate já tentei mas realmente não me agrada.
    Sua resenha ficou ótima, achei o livro bem lindo com ilustrações mas não vou ler rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Diagramação maravilhosa desse livro! A princesa Léia é aquele que tem os dois coques feito uma maria chiquinha, não é? HAHA sempre gostei dela, desde criança, achava muito legal o cabelo. Quando eu mergulhar no universo Star Wars (espero que seja logo) esse livro com certeza estará na minha lista, quero saber mais sobre essa personagem que gosto a tanto tempo! KKKkkk
    Bjs

    ResponderExcluir