Literatura Nacional, Vamos Conhecer?



Olá, tudo bem com você? 

Hoje é domingo mais um dia de conhecer uma autora nacional confira agora :  



Onde as Nuvens Fazem Sombra



A época de estiagem em Bazalta, pequena vila brotada no meio de um sertão esquecido, tem perdurado há duas décadas. Quando finalmente, porém, a tão esperada chuva começa e persiste através dos meses, os brios no vilarejo se exaltam, principalmente na pequena casa que abriga a família Manarca. Composta pela matriarca, seus cinco filhos e uma nora, os Manarca veem se intensificarem seus medos e ânsias ao passo que a chuva insiste sobre suas cabeças. Contíguo ao mau tempo cai sobre seu teto a iminente loucura da mãe Vitória, que insiste em premonizar pragas; a doença de Itálio, um de seus filhos que, desde feito viúvo, diz ter contraído o Mal do Desamor; e o desaparecimento de Germano, outro filho, corrido de Bazalta em busca do sol escondido e de respostas para seus mistérios juvenis. Enquanto sofrem seus pesadelos pessoais, participam do desenrolar de uma lenda muito contada no lugar, sobre o primeiro ser criado por Deus, dito O Homem, guardião das sete chaves do purgatório e que, ao desgostar o Criador introduzindo entre Suas outras criaturas o pecado original, fora expulso do paraíso e condenado a andar para sempre por aqueles lados inacabados do mundo, esquecido por Ele como os filhos de Bazalta se diziam.
“Onde as nuvens fazem sombra” fala da existência humana apesar das adversidades, da nossa dificuldade em aceitar mudanças, e como essas podem abalar nossa sanidade ou nos tornar guerreiros mais fortes. É uma narrativa leve e rápida, concentrada nos desastres do dia-a-dia dos personagens.




Nome: Letícia Copatti Dogenski  
 
Idade: 21 anos

Cidade Onde Mora: Moro em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul
 

Como surgiu a ideia de escrever "Onde as Nuvens Fazem Sombra" ?
É chato dizer isso, mas a ideia para o Onde as Nuvens Fazem Sombra surgiu realmente “do nada”. Eu devia ter uns 14 anos na época em que comecei a ter ideias e articulá-las até que vingassem nesse livro. A princípio pensei num local que pudesse ser interessante para o pano de fundo da narrativa, depois nas características que teria o povo que reside naquele local, e coisas assim mais gerais. Em poucas horas eu tinha o enredo principal montado, só precisei, então, tirar um tempo para pensar em cada personagem por si só, como desenvolvê-lo.
 

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?
O Onde as Nuvens Fazem Sombra levou, aproximadamente, cinco anos para encontrar um fim. As primeiras ideias começaram a surgir em meados de 2010, e só conclui no ano passado, 2014


O que o leitor pode esperar de "Onde as Nuvens Fazem Sombra" ?
Considero esse livro quase um estudo sobre comportamento, observacional. Não é um livro para ser lido na literalidade, mas entendido nas entrelinhas. Tudo o que acontece com os personagens tem um “porque” mais fundo do que aquele narrado. As mudanças pelas quais eles passam não são obra somente da influência da chuva que cai sem parar, mas de rotinas sagradas que se quebram, idades que os predispõe a certos efeitos e outras coisas que não deixo explícitas, mas que são facilmente entendíveis. Brinco muito com a sanidade dos personagens, e os cerco de influências variadas para ver o que os abala.


Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?
Gabriel García Márquez é de longe meu autor preferido e minha grande inspiração na literatura. Conheci sua principal obra, “Cem Anos de Solidão”, quando já estava começando a escrever meu livro. Naquela época eu lia muito não-ficção, e pensar num enredo tão diferente como o de Onde as Nuvens Fazem Sombra não parecia lá muito interessante. Foi quando li García Márquez pela primeira vez que vi que era possível sim articular elementos diferenciados e fantasiosos numa narrativa sem que essa se torne, de fato, uma fantasia. Descobrindo o realismo fantástico com Cem Anos de Solidão consegui ter clareza no que eu queria com meu livro e com a literatura no geral. Incluo nessa lista de autores preferidos alguns brasileiros, como Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, José Mauro de Vasconcelos e Cora Coralina, e de outras nacionalidades, como Pablo Neruda e José Saramago. Tenho esse “quê” principalmente com autores latinos, de língua espanhola e portuguesa.

Se "Onde as Nuvens Fazem Sombra" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria?
Tem duas músicas que, mesmo não tendo um estilo lá muito a ver com Onde as Nuvens Fazem Sombra, fazem-me lembrar da história. Uma é cheia de sofrimento, Centerfolds, coisa muito comum no livro, e a outra, Haemoglobin, tem uma tensão que me remete a alguns pontos da história. Ambas são da banda Placebo.





Você segue carreira apenas como escritora ou tem outra profissão?
No momento sou estudante de Odontologia e tento conciliar os estudos com a carreira literária. Assim que formada pretendo, se possível, continuar me dedicando a ambas as profissões.


Deixe uma mensagem para nossos leitores:
Oi, pessoal! Obrigada por lerem a entrevista e buscarem saber mais sobre o Onde as Nuvens Fazem Sombra. Estou torcendo para que todos gostem! E assim continuemos interessados e incentivadores da literatura nacional, que tem tanto a mostrar. Qualquer comentário que tenham a fazer, podem me procurar nas redes sociais, vou ficar muito feliz com cada mensagem! E mais uma vez, muito obrigada!


Espero que tenham gostado ;)

Beijos

Até mais!




21 comentários :

  1. Eu amei a capa do livro :) Gosto de livros com personagens mais complexos e gosto de ler e observar sobre comportamento humano em geral, sempre são coisas que me fazem pensar. Desejo sucesso a autora :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa.
    Mais um livro que eu ainda não conhecia. Infelizmente dessa vez não me interessei. Não é um tema que eu goste muito de ler. Dos autores que ela gosta, também nunca li nenhum deles hehe. Mas desejo boa sorte a autora, que por sinal é muito bonita hehe.

    ResponderExcluir
  3. Então, que legal que o cenário literário brasileiro está tão bem movimentado. Amei a sinopse do livro dessa autora e acho que eu farei uma ótima leitura! O fato dos personagens dela viverem coisas desastrosas me lembrou Desventuras em série, será que tem haver?

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa,
    Legal ela ter usado o próprio Brasil como plano de fundo. Por mais que sejam autores nacionais tem muitos que escolhem um lugar no exterior. Gostei da ideia do livro, a capa também é super fofa.
    Também adorei ver outra gaúcha por aqui. Desejo todo o sucesso para ela!
    Beijos! s2

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Adorei a capa do livro e a autora é linda. A sinopse dele me pareceu bem interessante, pretendo pesquisar mais :D
    Confesso que 80% do que leio não é nacional, e ano que vem quero reverter esse quadro! Pretendo adquirir em maioria livros nacionais, e Onde as Nuvens Fazem Sombra estará na minha pequena grande lista haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Achei super interessante! Gosto quando os fatos ficam nas entrelinhas, quando as coisas são ditas sem serem ditas. O enredo me chamou muita atenção, definitivamente estará na minha lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Ela é linda, o livro parece ser muito bom, mas não me interessou muito. Desejo muito sucesso a ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito interessante, ainda estou na duvida se quero ler ou não.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da Leticia, do livro e do trecho que diz:
    da nossa dificuldade em aceitar mudanças, achei bem forte, e a história chamou minha atenção.Parabéns a autora e ótima indicação.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, Andressa, adorei a entrevista! Obrigada também às meninas que estão comentando, fiquei muito feliz com o interesse e elogios de vocês, viu? =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Você aceita sugestões para resenha?

    Beijos e aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  12. Lendo um pouco mais sobre o livro na sinopse fiquei bem interessada, a história parece ser bem profunda, e a entrevista está muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa!!!
    Tava até gostando da sinopse mas, talvez seja impressão minha, começou a ter uma pegada religiosa...
    Mas o fato de eles ficarem presos na casa por causa da chuva e cada um ter seus mistérios e segredos realmente é interessante.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. achei a sinopse do livro bem interessante, e apesar de não ser um tema de meu interesse fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Olá Andressa tudo bem? Parabéns para o blog, lindíssimo :)
    Parabéns pela atitude de fomentar a literatura nacional, eu também tenho isso como objetivo!
    Dá uma olhada na resenha que fiz sobre "O Espadachim de Carvão", não sei se você conhece mas é do Affonso Solano, um cara que admiro muito e a obra dele contribui muito para a literatura fantastica nacional. Obrigado!
    http://cantofantastico.blogspot.com.br/2015/12/o-espadachim-de-carvao-i.html

    ResponderExcluir
  16. Oi eu comecei a conhecer autores nacionais esse ano a que eu mais gostei foi a Vanessa Bosso é muito bom conhecer autores novos e mais brasileiros bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi, parece ser bem interessante a história, gostei também da capa do livro e do título que è bem convidativo. Parabéns a autora que é tão jovem mas muito talentosa.

    ResponderExcluir
  18. Andressa!
    Fico tão orgulhosa de ver novos autores nacionais com livros interessantes, enredos bem desenvolvidos e que nos presenteiam com boa leitura.
    Sucesso!
    “E que não somente o Papai Noel esteja presente, mas principalmente o motivo pelo qual o Natal existe: JESUS!” (Tamy Henrique Reis Gomes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Achei o livro bem interessante e um tema diferente do que estou acostumada a ler e sempre legal variar ainda mais quando se encontra o livro certo !!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sinopse do livro, é um livro bem típico brasileiro, me lembra os clássicos!

    ResponderExcluir
  21. Nunca ouvir falar mas meu coração sempre tem espaço para um nacional! Gostei da entrevista, o livro parece ser muito bom!

    ResponderExcluir