Resenha - Amor Amargo


Amor Amargo 
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama /  Romance
Páginas: 256
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Olá, tudo bem com você? 

Fazia tempo que não lia um livro tão bom assim, e finalmente acho que consegui sair da ressaca literária ao qual me encontrava, ainda continuo lendo menos do que antes, mas agora já consegui me animar mais e voltar a ler com mais vontade. 

"Amor Amargo" é o segundo livro publicado aqui no Brasil da autora Jennifer Brown o primeiro foi  "A Lista Negra" livro muito famoso e que já foi resenhado aqui no blog Clique Aqui  para conferir. 

Se eu senti falta de emoção e uma escrita que me conquistasse no primeiro livro da autora, neste segundo livro fui totalmente conquistada e fiquei apaixonada por sua escrita.

"Amor Amargo" é narrado em primeira pessoa por Alex uma adolescente de 16 anos que está no último ano escolar e junto com seus melhores amigos Bethany e Zach planejam uma viagem para a cidade de Colorado para comemorar a formatura.

Colorado é onde a mãe de Alex passou momentos felizes com o seu pai e desde a morte de sua mãe ela se sente muito sozinha e em dívida com ela, então essa viagem se torna muito importante para Alex curar algumas feridas do passado e acaba aproximando ainda mais seus amigos pois todo o tempo que eles tem livre ficam planejando como será a viagem.

Porém tudo muda quando Cole o novo aluno do colégio aparece na vida de Alex, os dois começam a se envolver amorosamente, porém Cole esconde um passado bem conturbado e tem um comportamento muito violento e misterioso.

Cole é frio e muito agressivo com Alex, em momentos de descontração ele gosta de fazer Alex chorar e ela sem perceber seu comportamento abusivo acha que ele tem esse comportamento por enfrentar problemas com sua família. 

Página 59Ele piscou para mim, e, de repente, fui tomada por uma onda de ousadia. É para isso que vivemos, não é? falei para mim mesma. Para nos arriscar. Para encarar nossos medos. Não para ser como papai - uma pessoa vazia que voa de um lado para o outro ao sabor do vento, sem lugar algum para pousar. Vivemos para ficar no caminho de alguém vindo a toda velocidade. Para ficar no topo de um vertedouro. Para pular portões com placas de perigo. 

Ao invés de Alex se questionar o porque aceita um namoro com uma pessoa violenta ela apenas acredita que Cole sempre irá mudar, e por amar muito, ela sempre o perdoa e nunca conta para ninguém tudo que se passa em seu relacionamento.

Bethany e Zach seus melhores amigos agora estão mais distantes, apesar de se aproximarem dela e tentar entender porque ela está cada dia mais ausente e além de tudo aparece sempre com algum machucado, nada é dito entre eles, Cole inclusive insulta os amigos na frente de Alex e ela não toma partido para defender seus amigos, acaba ficando do lado de Cole seu namorado possessivo e violento.

Página 150E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.

A leitura é rápida, os capítulos são curtos e a narrativa feita em primeira pessoa pela Alex nos mostra a versão dela para o sentimento que ela nutre por seu namorado e não para suas atitudes violenta, quem está de fora fica sempre imaginando como uma pessoa consegue ficar com outra que a trata com violência e brutalidade, mas neste livro a gente entende o lado de Alex, não que ela esteja certa em perdoar seu namorado mas entendemos o que ela sente e por um lado a vergonha também de contar para alguém o que se passa na sua intimidade. 

É um livro com um tema pesado, porém muito atual, ele choca algumas vezes mas acho que não é nada que nos deixe tristes ou com ressaca depois da leitura, eu gostei muito do livro e se tornou uma das melhores leituras deste ano.

Página 168Ele soltou o meu pescoço e eu desabei no chão, cobrindo o rosto com as mãos enquanto soluçava. Amedrontada demais para correr . Pasma demais para continuar em pé. Machucada demais para ser corajosa, revoltada ou qualquer outra coisa além de arrasada.

Estava precisando de uma leitura diferente, atual e me que prendesse a atenção do começo ao fim, a edição do livro está ótima, com letras em bom tamanho, capítulos curtos e separados e a capa está linda demais. 

Se dizer que amei este livro é pouco leia e tire suas conclusões! 

Beijos

Até mais! 



23 comentários :

  1. Oi,
    Nossa, já fiquei feliz, to aqui torcendo pra vc sair dessa ressaca.
    Sabia que tinha q encontrar o livro perfeito, pronto, encontrou.
    Com certeza lerei, fiquei super empolgada.
    Começamos a semana bem, adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não li nada da autora ainda, mas ao que parece ela adorar tratar de temas nada leves em seus livros. Isso me deixa curiosa, mas ao mesmo tempo revira meu estômago. Sou um tanto sensível demais para o meu gosto as vezes...
    O tema abordado é bem atual, apesar de desde os primórdios da humanidade a violência contra a mulher ser presente na sociedade. Realmente, ver pela narrativa em primeira pessoa os motivos da protagonista aceitar se submeter a um relacionamento do tipo pode nos ajudar a tentar compreender porque tantas garotas e mulheres continuam em relacionamentos abusivos. É fácil julgar por fora, achar que são tolas e iludidas, mas nada é assim tão simples. Vemos sempre casos assim pela na janela, nunca entrando pela porta de casa ou ao menos, torço para que não.
    Fico feliz que tenha saído da ressaca, todo leitor sabe como elas são infernais. Um livro envolvente é tudo que precisamos para voltar ao nosso ritmo normal de leitura aos poucos.
    Anotarei a dica, apesar de não saber quando lerei e se lerei. O tema é importante e a sua resenha está ótima, mas como eu disse esse assunto entre outros nem sempre encaro facilmente... Tenho que esperar um pouco antes de mergulhar em leituras do tipo e muitas vezes as pauso, dependendo de como o autor aborda esse tipo de assunto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Te disse!!!!!
    Esse livro é muito incrível!!! Eu amei.
    E amei a resenha também!!!

    Show! Não vou dizer que quero ler de novo, porque fiquei um tanto down depois de ler, mas vou recomendar muitooooo

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Estou com muita vontade de ler esse livro. Ele parece ser realmente perfeito! Eu acho que nunca li nenhum livro com esse tema, mas realmente é um tema atual mesmo sendo bem pesado. Eu já li o outro livro da autora e foi um dos melhores que li no ano passado, e imagino que esse livro seja tão bom quanto o outro dela...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A sua resenha está espetacular, e o tema sempre forte e que divide opiniões violência dentro do relacionamento, as pessoas que estão do lado de fora nunca entendem essa relação, esse comodismo, esse medo, algumas interferem, outras apenas observam, não li a Lista Negra que também traz um tema muito forte como o bullying nas escolas, mas está na minha lista de desejados e agora Amor Amargo com certeza também, a Jennifer Brown gosta de nos fazer analisar bastante né, rsrsr, a capa está extraordinária.Beijos...ótima indicação...

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa!!!
    Ainda nem li A Lista Negra, mas os dois livros estão na minha lista com certeza, ainda mais por ter visto comentários positivos de ambos os livros...
    Acho que a autora consegue colocar assuntos polêmicos e fortes em uma escrita leve e fluida.
    O Bullying e a violência parecem ser bem tratados pela autora, com sensibilidade.
    Com certeza serão as minhas próximas leituras...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi,já tinha ouvido falar da autora e da Lista negra,mas fiquei na dúvida em ler,acho ótimo que escrevam sobre temas atuais que não são bonitos ou encantadores.Tem muita garota como a Alex por aí,e é importante tratar do tema.Fiquei muito interessada,não leria no momento até pela falta de tempo,mas com certeza entrou na lista(que cresce mais a cada dia).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Começar dizendo que "Fazia tempo que não lia um livro tão bom assim" já me animou!Também li Lista Negra da Jennifer Brown,a perspectiva que ela usou foi o que mais gostei,e essa nova obra dela chamou minha atenção,ver que a escrita evoluiu é muito bom,a capa está charmosa,a resenha o avaliando tão bem atiça mais minha vontade,está na minha lista de leitura.
    É um tema super importante para abordar.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei bem se gostaria de ler um livro com esse tema, mas gostei da sua recomendação. Tenho medo de ler livros assim e ficar pra baixo. Eh inacreditavel como algumas pessoas conseguem ver amor onde não tem nada.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Uhuuuu....que bom que conseguiu sair da ressaca! Viva!
    Nossa eu fiquei super curiosa para ler o livro, pois eu acho um absurdo violência e como que as pessoas aceitam e começam a achar desculpa para justificar a violência vivida! Gostaria de ver como a pessoa realmente vê e se sente a respeito para melhor entender!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa,
    Fico feliz em saber que saiu da ressaca literária, isso quer dizer mais resenhas né?! Hahaha
    Sobre o livro eu achei legal, mas nada muito emocionante, vou esperar para lê-lo. Caso surja uma oportunidade vou ler, mas não vou sair desesperada atrás dele (como já Foz com outros) hahaha.
    Beijos! s2

    ResponderExcluir
  12. Andressa!
    É a realidade das mulheres abusadas, tanto física e principalmente psicologicamente.
    Alex é mais uma entre tantas mulheres que mantém uma relação abusiva e justifica sempre as ações do namorado. Imagino que ela tenha uma baixa estima muito grande.
    Gostaria de ler porque livros que são polêmicos, são meus favoritos.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro em outros blogs e todas foram bem positivas.
    Fiquei bastante interessada em ler esse livro, pois conheço a autora, pois li A lista negra e gosto bastante do livro.
    Achei a história original, pois não conheço outro livro que trate do mesmo tema.
    Com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa :) Não sabia do livro, mas gostei bastante. Só tenho uma dúvida, o livro é interligado com o primeiro? Pois quero muito ler, mas não quero ficar perdida na história! Eu amo ler livros que tratam de assuntos do cotidiano, então amei!

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi muito falar da Jennifer Brown, e adoro A Lista Negra, mas nunca li esse livro. Pelo q parece vai ser mto dramático e emocionante e eu tenho q estar no humor certo pra ler esse tipo de livro kkkkk. Uma coisa q vc comentou e q eu amo em livros q é tem capítulos curtos... mal posso esperar pra ler :D

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro bem interessante, com um tema bastante atual e bem pesado, eu adoro livro com cap curtos parece que a leitura flui mais rápido, mas eu acho que vou passar ultimamente eu tenho fugido de drama e como eu já vivi esse tipo de história não como a Alex, mas como a Bethany e Zach não sei se quero reviver em um livro

    ResponderExcluir
  17. Olá, Andressa.
    A autor pleo jeito gosta de temas fortes. Diferente de você, eu fui conquistada pela autora já em A lista Negra. Adorei a forma como ela abordou o tema. E como gostei bastante do outro, é claro que vou querer ler esse também. Quero ver o lado dela na história, porque definitivamente eu não entendo como as mulheres podem continuar com alguém que só as fazem infelizes.

    ResponderExcluir
  18. Já me indicaram bastante esse livro, mas ele não conseguiu me conquistar. Talvez eu não esteja preparada para ler algo tão... Real. A forma como a personagem está entregue a uma pessoa que não se importa me irrita (não que isso não seja a realidade de muitas pessoas na sociedade atual). Não descartarei a possibilidade de ler esse livro, mas adiarei a leitura dele um pouquinho mais...

    ResponderExcluir
  19. Hello!
    Uma amiga está esperando esse livro chegar para ela ler e de tanto falar que é bom eu to mega curiosa para conhecer Amor Amargo.
    Que bom que sua resseca passou, te conheço a pouco tempo, mas acho q nao costuma ficar assim por tanto tempo ne?!
    "A Lista Negra" eu ja queria mto ler e foi super recomendado, quero ler os dois da Jennifer Brown.
    Gostei do que li aqui sobre o livro, leitura rapida é bom, pq a gente devora os livros rapido e pelo jeito esse é de ler em um dia de tao bem escrito, ainda mais com um tema tão tenso e pesado.
    Ja vi que a autora tem o dom de escrever e sempre relacionar com temas que poucas pessoas escrevem. Vou ler com certeza!
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li o primeiro livro da autora que foi a " Lista Negra", sabe ao olhar pra capa desse livro eu não imaginava um tema tão pesado e como você disse tão real, já que isso faz parte da vida de muitas pessoa né? Que enfrentam relacionamento abusivos e que mesmo assim acham isso normal. Gostei que esse livro trouxe ora você a saída da ressaca literária, todos precisamos de livros que nos tirem desses momentos né mana. Gostei de sua resenha e esse livro já esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  21. Bom, ainda não li nem um livro da autora Jennifer Brown, mas pretendo ler A Lista Negra, e depois de ler essa sua resenha super positiva sobre Amor Amargo, pretendo lê-lo também.
    A história parece ser muito boa e estou bem ansiosa para começar a ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Não tinha ouvido falar sobre esse livro ainda, mas sobre a lista negra já, e muito bem. Se esse parece ser melhor então deve ser muito bom mesmo.
    Gostei de saber que é um livro atual e que a leitura mexe com a gente sem nos deixar triste no final. Sempre que leio um livro que me deixa deprimida ao final, digo que não vou mais fazer isso comigo.

    ResponderExcluir
  23. Acho que esse é um assunto extremamente delicado, mas imensamente importante de ser abordado. É indispensável um cuidado extremo ao tocar no tema, mas pelo que pude perceber a autora tem a sensibilidade de inserir o elemento pouco a pouco dentro da trama, tornando-o o mais próximo da realidade possível. Gosto muito da capa desse livro e acho que o título escolhido tem tudo a ver com o conteúdo trabalhado.

    ResponderExcluir