A Vida Secreta das Abelhas
Autora: Sue Monk Kidd
Editora: Paralela
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama
Páginas: 232
Sinopse: Skoob
Avaliação:
Olá, tudo bem com você?
Olha fazia tempo que um livro não me agradava tanto igual a esse, a leitura fluiu tão facilmente e ao acabar a história ainda fiquei com ela na cabeça por um bom tempo.
Lily é a protagonista dessa história e é ela quem faz os relatos, afinal o livro é narrado em primeira pessoa e Lily tem cerca de 14 anos e vive com o seu pai T.Ray que maltrata muito dela, além de bater nela,faz ela vender pêssegos para ele.
Lily tem uma forte amizade com Rosaleen sua empregada e o maior desejo que Rosaleen tem é poder votar, ela é negra e esse direito antigamente ainda não era dado aos negros, apenas as pessoas brancas, então em um domingo qualquer Rosaleen pergunta a Lily se ela deseja acompanhar sua ida até a cidade para poder habilitar o seu voto.
Lily sem ter o que fazer em casa, e ainda estando chateada com o seu pai que ela nem o chama de pai e sim de T.Ray aceita a oferta da amiga e vai para a cidade, chegando na cidade Rosaleen sofre preconceito pela sua cor e acaba brigando com algumas pessoas e acaba sendo presa.
T.Ray vai buscar Lily que por ela ser branca e menor de idade consegue liberdade facilmente, porém o mesmo não acontece com Rosaleen que por ser negra não tem os mesmos direitos.
Lily depois de brigar com o seu pai que vive falando que sua mãe a abandonou porque não gostava dela, resolve criar um plano mirabolante para salvar Rosaleen e fugir de casa, assim conseguindo talvez ir atrás de alguma pista sobre sua mãe.
Página 36
Algumas coisas não eram possíveis neste mundo. Não era possível uma criança ter pais que se recusavam a amá-la. O pai ou a mãe talvez, mas os dois, pelo amor de Deus.
Lily leva apenas uma foto de sua mãe, uma imagem de uma santa negra e umas luvas, ela percebe que na imagem da santa negra está o nome de uma cidade e é para lá que ela decide ir após resgatar sua amiga Rosaleen.
Chegando na cidade em questão, Lily acaba chegando através da imagem dessa santa negra a uma casa que fabrica mel e vende para os comércios potes de mel com a imagem dessa santa negra, sem outra alternativa para onde ir ela é recebida na casa rosa por August uma senhora muito doce e que acolhe Lily como uma mãe.
A casa rosa cria abelhas e faz toda a produção do mel para vender, na casa só mora mulheres, sendo August a irmã mais velha, tem a irmã May que sofre de depressão depois que sua irmã gêmea morreu e tem June uma moça que logo de cara não gosta de Lily mas adora tocar violoncelo.
Rosaleen ajuda nos deveres da casa e Lily trabalha na ajuda da produção do mel, e as duas encaram muitas aventuras rodeadas de mentiras a principio mas que aos poucos vão se revelando com o tempo.
Os diálogos são separados por "" (aspas) mas a leitura flui muito rápido, a capa está linda, as letras estão em bom tamanho, as páginas são amareladas e em cada capítulo tem alguma curiosidade sobre as abelhas o que achei muito legal.
É um livro muito fofo, que fala sobre a diferença dos negros daquela época mas de maneira leve que faz nos apaixonar pela família de August que claro são todos negros e extremamente amorosos.
Impossível não se colocar no lugar de Lily e também não sentir suas aflições, ela fica com vontade de contar o tempo todo a August o porque fugiu de casa, perguntar se ela chegou a conhecer a sua mãe, mas sempre acontece algo que atrapalha esse momento.
Lily também conhece Zach ele ajuda nas vendas de mel e acaba rolando um clima entre eles, Lily é muito branca e por onde passa chama a atenção ainda mais andando sempre com pessoas negras ao seu lado, ela não entende o porque as pessoas fazem essa diferença de cor mas em nenhum momento questiona seus sentimentos por sua nova família por causa da cor.
Um livro simples, que passa uma mensagem linda, claro que tem algumas passagens um pouco fantasiosas de como tudo acontece muito fácil na vida de Lily mas só o fato de lembrar que estamos em uma história, e lendo tudo é possível, que facilmente nos esquecemos desse detalhe.
Página 194
"Todo mundo na face da Terra comete erros, Lily. Todo mundo. Nós somos humanos.
O destino pode muito bem estar a seu favor, como no caso de Lily e para quem não sabe o livro é tem um filme que foi lançado em 2008 e conta com atrizes de peso, como "Queen Latifah" fazendo o papel de August e "Dakota Fanning" a vampira "Jane Volturi" da série "Crepúsculo"
Confira abaixo o trailer do filme:
Uma leitura que com certeza vai te agradar e fazer você suspirar!
Beijos
Até mais...
Ah adorei a resenha. Que bom que gostou tanto do livro. Gosto de livros que passam uma mensagem, este deve ser lindo.
ResponderExcluirAgora quero conhecer um pouquinho mais de Lily.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Vi que muita gente estava falando desse livro, mas ainda não sabia do que se tratava. Gostei bastante, parece uma história bonita. Agora está na minha lista! :)
ResponderExcluirPeguei seu marcador ontem na Bienal. Se quiser, dá uma passadinha lá no Sem Serifa. :)
Oi Andressa, tudo bom?
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito bonito e parece ter uma mensagem a ser passada também. Me interessei muito, e o filme tem ótimas atrizes.
beijos
Oi Andressa querida! Só tenho visto resenha MARAVILHOSAS sobre este livro e é claro que já inclui na minha listinha! Achei interessante a forma que é abordada certos assuntos como racismo em uma época passada.
ResponderExcluirAdorei como sempre sua resenha! Se é digno de 5 xícaras de café eu vou ler sim!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi,gostei muito de conhecer um pouco mais sobre essa história.
ResponderExcluirUm livro que trata de desigualdade racial,mas de forma leve.
Adorei a resenha e pretendo ler em breve. :)
Oi Andressa, tudo bem?
ResponderExcluirEu li A Invenção das Asas da autora e infelizmente decepcionei-me muito. Estou com expectativas altas a respeito desse, pois já vi o filme, que inclusive você citou no final da resenha. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Oie...
ResponderExcluirPelo título do livro, não tinha tido muito interesse em ler.
Mas lendo a resenha, me interessei bastante. Gostei de conhecer mais sobre a história e a achei muito emocionante e envolvente!! Parece ter tratado o tema desigualdade de forma leve e cativante!
Ah, já ouvi falar a respeito desse livro, mas não consigo ter vontade suficiente pra lê-lo :( gostei da sua resenha, pelo jeito o livro te encantou por completo!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem review da Bienal do Livro no blog, vem conferir!
Nossa! Que livro incrível! Fiquei com MUITA vontade de ler, você não tem ideia '-' não é um romance monótono e voltado pro amorzinho, relata a realidade das dificuldades familiares, de diversidade, ahhh!!! EU QUERO AGORA! D:
ResponderExcluirHey, eu criei um desafio para blogs literários/pessoais que se chama "Questões de Platão à Sofia", do livro O Mundo de Sofia; É um desafio bem filosófico, que se encaixa perfeitamente com o tipo do seu blog *o* E quem fizer a melhor resposta ainda ganha um prêmio! Se quiser participar, é ir nesse post: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2014/08/desafio-filosofico-para-voce-questoes.html
Beijocas da Saroca! | Interesses Sutis
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse livro é excelente. Pretendo ler e ver o filme assim que tiver um tempinho.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oii
ResponderExcluirSó ouço elogios sobre esse livro! Achei o enredo muito lindo e fofo, já estou amando e não vejo a hora de ler! E tudo melhora tendo um filme, vou tentar ler antes de assisti-lo. O elenco é incrível! Muito amor pela Dakota e Queen Latifah.
Beijos
Eu já assisti o filme, mas tem um tempinho então não me recordo muito bem, mas lembro de ser lindo. Quero assisti-lo de novo mas primeiro quero ler o livro. Principalmente por que recebeu cinco xícaras <3 Bjs
ResponderExcluirNossa, caramba!
ResponderExcluirJá estava com muita vontade de ler esse livro, admitindo que era pela capa mas parece ser uma história muito emotiva e envolvente. Estou com muita curiosidade em ler sobre essa história. É um gênero que realmente me cativa, principalmente por ser descrito por uma criança de 14 anos, e que parece ser bastante madura. Fiquei muito feliz ao ver que recebeu cinco xícaras e estou bastante ansiosa para ler.
Fiquei surpresa por haver filme e achei bem bacana o trailer, parece ser uma história realmente muito lindo.
Amei sua resenha, o que me deixou com mais vontade de ler.
E a capa é simplesmente perfeita <3
Oi, Andressa, tudo bem?
ResponderExcluirEu não li o livro, mas assisti ao filme e me encantei. Porém, não me lembro do final e estou curiosíssima para saber, rs. A Dakotta estava super fofa no filme *-* Porém, o livro é sempre melhor que o filme né? Hehe. Então, assim que tiver a oportunidade, o lerei!
Beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
Este livro rende maravilhosas resenhas, uma pena que eu ainda não tenha lido.
ResponderExcluirBjs, Rose
Fiquei bem curiosa para ler este livro depois que vi o lançamento dele pela editora Paralela.
ResponderExcluirJá li bastante críticas legais sobre e fiquei bem curiosa. Também vi o trailer do filme e me deu mt vontade de assistir, porém acredito que irei primeiro ler o livro para depois ver o filme =)
Não tinha conhecimento nem desse livro, nem do filme. Me pareceu uma história bem simples, mas bem emocionante, ao mesmo tempo. Confesso que não sou muito fã de livros que abordam as épocas em que rolavam esses atos de racismo, mas, pelo que entendi, a autora soube conduzir esse tema com bastante delicadeza. Enfim, se tiver oportunidade, lerei/assistirei.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Nossa, realmente parece um livro ótimo. Do tipo que toca e você fica dias com a história na cabeça. O filme também deve ser bom, acho que vou começar por ele. Até porque as atrizes são as melhores.
ResponderExcluirNão gostei muito da capa, mas ainda assim compraria.
Beijos
http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/
Oi Dre! :)
ResponderExcluirEu não sei por que, mas adoro as capas dos livros desse autora. E por conta delas acabei criando um interesse na leitura. Essa forma de colocar os diálogos entre aspas é usada nos livros americanos =D
Então, não gostei muito da capa e a história não me atraiu muito não! E odeio livro com as falas entre aspas. Sempre me perco!
ResponderExcluir