Resenha - A Lista Negra


Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Categoria: Literatura Estrangeira/ Romance
Sinopse: skoob


Bom!


Olá, tudo bem com vocês ?

Esse livro "A Lista Negra" era um dos meus livros desejados para ler esse ano conforme publiquei em um post "Livros Desejados", então minha expectativa em ler este livro estava lá em cima, e as vezes eu acho que não é legal colocar muita expectativa em nada nessa vida, eu já usava isso na vida pessoal mas agora depois de ler o livro vou usar mais com leituras também :)

Bom o livro conta a história de Valerie que namorava Nick e os dois sofriam bullying na escola o tempo inteiro, para extravasar essa raiva que os dois sentiam Valerie teve a ideia de fazer a tal da Lista Negra e colocar o nome de todas essas pessoas que faziam bullying com eles, porém o que ela não imaginava é que Nick seu namorado levaria a sério essa lista de morte. 

Valerie esta indo para a escola no ônibus escolar e acaba sendo "zuada" por uma menina que ela odeia que fica puxando seu cabelo e puxa o fone do seu aparelho de MP3, Valerie fica com raiva mas acaba não fazendo nada, quando encontra com o Nick e conta o que houve, Nick fica nervoso e diz que vai resolver isso com ela imediatamente, porém Valerie percebe que ele resolve de outra maneira, dando um tiro nela e indo em direção as pessoas que estão na lista, Valerie demora para perceber isso e tenta entender o que se passa na cabeça de Nick para fazer isso, ela tenta defender algumas pessoas e é atingida inclusive por um tiro na perna e Nick acaba se matando depois de ferir e matar diversas pessoas.

O livro conta a recuperação de Valerie após esse período traumático a todos da escola, porém o livro se confunde muito, pois tem momentos que fala do passado, outros do presente ou seja não tem uma separação de capítulos que um fale do momento passado e outro do atual os dois se misturam o tempo inteiro e isso atrapalhou a leitura.

Valerie começa a voltar para a sua vida com a ajuda do Dr. Hieler um psiquiatra muito simpático que ajuda Valerie e lidar melhor com essa situação.
Página 20
Concentre-se apenas em estar no momento-, disse ele.
- Não interprete as coisas.Veja o que está realmente acontecendo, certo ?
Valerie precisa voltar a escola e se sente muito mal por isso, ter que encarar todos os seus amigos  e inimigos depois que a Lista Negra foi descoberta se torna constrangedor.

Então em meio a esse momento de volta a escola e as lembranças de Nick percebo o quanto ela esta sofrendo não só com a volta a escola mas com a falta que o Nick esta fazendo em sua vida.

Página 29
Às vezes, em um mundo onde os pais se odeiam e a escola é um campo de batalha, era ruim ser eu. O Nick tinha sido minha fuga. A única pessoa que me compreendia. Era bom fazer parte de um "nós", com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse "nós" tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo.

Mas em momento algum é mostrado no livro o romance deles, ou até mesmo a falta que o Nick faz na vida dela, o livro aborda mais a situação que tudo gerou, estragando vidas inocentes, ferindo pessoas que estavam apenas no momento e na hora errada, e isso é descrito em forma de notas do jornal da escola no começo de alguns capítulos do livro.

Página 129
Creio que os alunos estão começando a compreender que somos todos amigos aqui. Que as críticas, opiniões destrutivas e as antipatias, que são tão comuns em adolescentes, não valem a pena no final das contas. Infelizmente, tiveram de descobrir do modo mais difícil. Contudo, aprenderam e mudaram. É por isso que acredito que essa geração vai fazer deste mundo um lugar melhor para viver.
Aos poucos e lentamente Valerie vai começando a entender o que aconteceu com ela antes e o que esta acontecendo agora e começa a refletir sobre algumas atitudes tomadas.

Página 130
Só que parece tão injusto que a escola esteja continuando e que finalmente estejam aceitando uns aos outros. Agora ninguém é mau e Nick morreu. Quer dizer, sei que é culpa dele ele ter morrido, mas, mesmo assim, por que não viram isso antes? Por que precisou acontecer tudo isso?
Página 132
- A Lista Negra. Talvez eu não desejasse que aquelas pessoas morressem, mas em algum lugar, sei lá, no inconsciente, eu realmente desejasse.
E talvez Nick tivesse percebido isso. Talvez ele soubesse algo a meu respeito que nem eu mesma sabia. Talvez todos tenham visto isso e é por isso que me odeiam tanto; porque sou uma impostora. Coloquei tudo isso em movimento com essa lista estúpida e deixei o Nick fazer o trabalho sujo.

Confesso que a protagonista me irritou bastante ela não demonstra muitos sentimentos e achei que ela implicava com todo mundo sempre achando que iriam fazer mal a ela, e os personagens secundários como a mãe e o pai de Valerie me irritou mais ainda com os absurdos que era falado.
Página 145
Eu tinha mudado mamãe. Mudado seu papel de mãe. Seu propósito não era tão fácil e claro como tinha sido no dia em que nasci. Seu papel não era mais me proteger do resto do mundo. Agora, seu papel era proteger o resto do mundo de mim.

A mensagem que o livro passa é muito boa, a leitura flui de maneira fácil mas o dilema que a protagonista Valerie passa é bem profundo, talvez quem não goste muito de situações extremas não se identifique totalmente com o livro, atende diretamente o publico mais adolescente que sofre muito com o bullying.

Página 179
- Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura.

O livro traz mensagens muito legais que são apresentadas no decorrer da leitura, porém infelizmente a história como um todo não me prendeu e nem me emocionou, mas considero um livro bom!

Pagina 264
De certa forma, Nick estava certo: às vezes, todos temos de ser vencedores. Mas o que ele não entendeu foi que todos temos também de ser perdedores. Porque não se consegue uma coisa sem a outra.

Beijos

Até mais!

26 comentários :

  1. Oi Andressa nunca tinha lido resenha desse livro, e realmente quando o autor não desenvolve direito a época que o livro ocorre perde completamente a coerência da história, desinteressando que lê! Gostei da resenha mas mas não sei se o leria!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani

      As resenhas que eu tinha visto desse livro sempre foram falando super bem, o tema é bom mas não foi o melhor livro que li na vida.
      E realmente quando se confunde passado com presente a história se perde um pouco.

      Beijos

      Excluir
  2. Liinda *-*
    confesso que quando não vou com a cara da protagonista, hum... fico com tanta raiva que a leitura atrasa. aushuahsa
    Odeio quando não me identifico.
    Gostei da tua resenha.

    Abraço :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu

      Não costumo não gostar da protagonista dos livros que eu leio mas esse me irritou muito e ai deu raiva mesmo rsrs

      Beijos

      Excluir
  3. Sua resenha, embora esteja muito boa, não prendeu a minha atenção, o que significa que eu não me senti atraida pela história. quem sabe mais para a frente eu possa mudar de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela

      Realmente tem histórias que não chamam a nossa atenção, ma quem sabe ao ler você goste mais do livro :)

      Beijos

      Excluir
  4. Vejo muitas resenhas desse livro pela blogosfera. Umas positivas e outras nem tanto. Que pena que o livro te decepcionou porque é muito ruim mesmo criar expectativas e depois não se emocionar nem curtir o livro por completo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma

      Eu ainda não vi nenhuma resenha negativa desse livro por isso a expectativa era alta, uma pena mesmo não ser tudo aquilo que imaginava, mas mesmo assim gostei de ter lido não considero um livro ruim apenas não me prendeu muito a atenção.

      Beijos

      Excluir
  5. Muita gente fala que esse livro é muito bom. Uma pena que ele não tenha te conquistado, mas acontece, né? :(
    Espero que a próxima leitura seja melhor.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura

      Realmente por muita gente falar que o livro é bom eu criei essa expectativa mas enfim faz parte de todos os livros que lemos não gostar muito né !

      Beijos

      Excluir
  6. Meus deus qto livros vc consegue ler na semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara

      Se os livros forem bons e não muito grande consigo ler de 2 a 3 livros por semana, mas é que eu trabalhava muito longe de casa e ai com o transito e a distancia dava para ler bastante :)

      Beijos

      Excluir
  7. Eu já tinha um pé atrás desse livro e agora que li sua resenha vou passar bem longe dele. O enredo parece realmente passar uma mensagem legal anti bullying, mas realmente algo na sua resenha me fez não ter vontade de ler... Não sei o que foi, mas algo me incomodou seriamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      Talvez você tenha o mesmo gosto que eu para leitura e a protagonista consiga te irritar também mas enfim quem sabe um dia possa ler o livro e ai vc me diz o que achou ...

      Beijos

      Excluir
  8. Olá!
    Só eu que fiquei meio tensa com esse lápis quebrado na capa kkkkk
    Esse livro parecer ter um conteúdo interessante, acho que, como professora, seria interessante eu lê-lo.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana

      Se você é professora com certeza vai gostar de ler o livro, recomendo a leitura sim.

      Enquanto ao lápis na capa também tinha ficado tensa kkkk

      Beijos

      Excluir
  9. É um livro trágico. Essa visão de como se recuperar de um trauma tão grande deve ser difícil. Um tema atual, violência é algo com que convivemos todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Realmente é um livro trágico com um tema muito atual, pena não ter gostado da protagonista e da situação que ela passou, mas a leitura é recomendada sim.

      Beijos

      Excluir
  10. Desejo demais esse livro, já o adoro antes de ler, pois sua história me atrai muito. Parabéns pela resenha haha.
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,

      Que bom que deseja muito ler o livro, espero que você goste mais de ler ele do que eu, o tema é muito bom, mas a protagonista me irritou bastante.

      Beijos

      Excluir
  11. Já havia visto o livro algumas vezes, mas não li nenhum resenha. O livro não parece fazer meu estilo e também não gostei da história, então no momento prefiro não arriscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa

      Se o livro não é o seu estilo realmente melhor ficar sem ler por agora, mas caso tenha a oportunidade de ler me diga o que achou.

      Beijos

      Excluir
  12. Eu também tenho altas expectativas com esse livro Andressa. Queria comprá-lo na Beinal, mas estava caro. Me pareceu um livro pesado, pois trata de um tema bem complexo. Uma pena que não tenha funcionado contigo.
    ;)
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto esse livro (e como sempre, me interessei por ele), mas ainda não tinha lido nenhuma resenha... Pela sua resenha, sinceramente, não sei se gostarei dele (porém, posso me enganar quanto a isso)... Acho que, pelo menos por enquanto, deixarei ele de lado um pouco...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa este livro também estava na minha lista de leitura mas pelo desenrolar da história e como ela é abordada não me agrada em nada, mas quem sabe no futuro eu ainda dou uma chance para ele.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu vivo fazendo isso de colocar as expectativas lá em cima e acaba que o livro não é tudo que eu esperava, mas acontece.
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, e acho que o tema seria interessante de se ler, mas como já vi acontecer em outros livros com temas semelhantes, ele não é abordado de uma maneira adequada (pelo menos na minha opinião), e por isso eu não gosto de ler esse tipo de livro mais, porque nunca me agrada.
    Mas certamente é um tema bom, que daria uma ótima história.

    ResponderExcluir