Resenha - Uma Questão de Fé

Autor: Jodi Picoult 
Editora: Planeta do Brasil 
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 

Sinopse: 

Quando o casamento de Mariah White e seu traidor marido, Colin, desfaz-se e desintegra-se, sua filha de sete anos, Faith, está lá para testemunhar tudo. Como conseqüência do rápido divórcio, Mariah cai numa depressão profunda e, de repente, Faith, uma criança ainda sem educação religiosa, passa a ouvir vozes divinas, passa a recitar passagens bíblicas e desenvolve estigmas. E quando as curas milagrosas começam, mãe e filha são jogadas no centro de uma controvérsia e no calor de um a batalha pela custódia, presas no circo da mídia que ameaça a mínima estabilidade que sobrou da família. Uma das romancistas mais poderosas e provocadoras, autora best-seller do NYT, Jodi Picoult examina brilhantemente a crença, os milagres e a complexidade familiar.


Desde que li o primeiro livro da Jodi Picoult sempre quero comprar todos dela pois todos me deixam emocionada e esse também não foi diferente.


O livro conta a história de Mariah que logo no começo do livro flagra seu marido
Colin White com outra.


Faith que no livro não tem uma tradução mas o nome é considerado como Fé, é a filha do casal e tem apenas 7 anos e flagra a traição do pai junto com a mãe.

Após esse flagrante, Collin sai de casa e Mariah resolve passar uns dias na casa de sua mãe, e começa a refletir sobre casamento e o que já enfrentou no passado sobre traição, veja um trecho que achei muito interessante :  

Página 30 

" Parece impossível que um casamento possa levar um ano para ser planejado, mas o divórcio seja finalizado em seis semanas - como se, durante todo esse tempo, os sentimentos, tivessem de definhado a ponto de poderem ser desfeitos com um sopro violento."


Derrepente Faith começa a contar a todos de sua família que está vendo uma amiga que a principio a chama de "A Guardiã" porém conforme Faith passa com psicólogos ela vai revelando que na verdade quem ela esta vendo é Deus e inclusive chega a levar sua mãe a uma Biblioteca para achar o que ela ouviu de Deus e então acha um capítulo da bíblia :

Hebreus Capitulo 11 Quarenta versículos, todos sobre o que já foi conquistado pela fé :

Página 67 

" Firme fundamento das coisas que se esperam."  

" E a prova das coisas que não se veêm." 


Detalhe importante é que a mãe de Mariah é judia e nunca comentou sobre Deus nem sobre a bíblia com Faith.

Faith começa a ver o que significa o seu nome, e o caso começa a ficar mais sério quando a psicologa de Faith leva o caso dela para um congresso de medicina com o intuito de ajudar a desvendar o que ocorre com sua paciente.

Nesse congresso tem vários jornalistas e um deles acaba indo atrás de algumas informações para chegar até a possível paciente que vem afirmando ver Deus.

Ian  Fletcher se considera um ateu e é um apresentador famoso em um canal de televisão onde seu programa tenta desmascarar toda e qualquer fraude que fale de Deus, mostra casos em que pessoas choram sangue, vêem imagens de santos em algum lugar e sua meta é fazer as pessoas desacreditarem.

Diante disso começa uma perseguição dos jornalistas na vida de Mariah e Faith depois que a mãe de Mariah sofre de um infarto e é declarada como morta, Faith abraça sua avó e  faz a mesma voltar a vida sem nenhuma sequela e como se nunca tivesse estado doente.

Como não poderia faltar a  cena clássica nos livros de Jodi Picoul de julgamentos, esse nos faz envolver muito, sentindo parte da história.

Collin entra com um processo para pedir a guarda de Faith após saber que além de sua filha estar fazendo milagres ainda está sofrente estigmas cortes nas mãos como Jesus sendo crucificado.

E então Mariah se sente totalmente perdida e resolve fugir com Faith para algum lugar que possa ficar em paz e acaba sendo ajudada pelo apresentador do programa Ian Fletcher que deixa Mariah perdida entre ser descoberta que está fugindo com sua filha ou dar de mão beijada todas as informações que um jornalista precisa para ganhar audiência ?

O livro nos faz pensar no que acreditamos, e a respeitar a fé de cada um, nos passa uma mensagem muito linda de amor, fé e esperança.

Confesso que não gostei muito do final, mas a mensagem que o livro passa é muito boa.


Beijos 




Até mais.


Andressa






 






9 comentários :

  1. Você me convenceu com a sua resenha! Com certeza vou comprar esse livro para saber mais sobre a história de Faith, pois pelo que você apresentou, o livro é muito envolvente e com um linda mensagem. Parabéns pela resenha, gostei muito!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, confesso que não sou religiosa mas sua resenha fez parecer que o livro é lindo e com certeza nos faz repensar sobre espiritualidade e as consequências de rompimentos familiares.
    As vezes as dores nos fazem crescer tanto não é mesmo?

    O Vitrô

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas!

    Parece que a Jodi Picoult escreve sobre temas fortes, hein? Gostei da temática, vou ver se leio algum livro dela ;)

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammysam

    Que bom que te convenci o livro é muito legal e tenho certeza que vai gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Liz

    Verdade infelizmente pelo menos a grande maioria só cresce na dor... mas crescer é bom em todos os sentidos seja na dor ou na alegria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Natalia

    Sim a Jodi sempre escreve temas polêmicos, se nunca leu nada dela recomendo começar pelo A guardiã da minha irmã ... chorei muito !

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Hum...os livros da Planeta são muito bons. Ainda não li esse e nem conheço a autora, mas quero muito!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paloma

    Eu amo os livros da Jodi senão leu nenhum super recomendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero ler esse livro tipo ontem.
    bjkas
    www.marasemalca.com.br

    ResponderExcluir