Resenha - Extraordinário

Livro: Extraordinário
Autor: R.J. Palácio
Editora: Intrínseca 

Sinopse: 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Não achei outra expressão melhor para definir o livro do que seu próprio nome "Extraordinário" pois  é assim que vejo esse livro, mais um do melhores livros que li no ano de 2013 e que passa uma mensagem super legal.

August mais conhecido como Auggie tem 10 anos e começa narrando o livro de uma maneira peculiar. portanto nada melhor do que conferir esse trecho do livro:

Página 11 
Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola.Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.
Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.
Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.

Só por esse trecho do livro logo nas primeiras páginas já senti aquele nó na garganta, me lembrei  tantas vezes reclamando que o cabelo estava feio, que a espinha estava estragando meu rosto, bateu aquele arrependimento mas enfim o legal desse livro é o relacionamento que Auggie relata entre ele e sua família que sempre encara os fatos de frente e não é atoa que criou Auggie um ser humano "extraordinário", logo quando Auggie nasceu sua mãe comenta uma frase muito legal : 

Página 15 
" Todo o que é nascido de Deus vence o mundo" 

E a partir daí percebo de fato que Auggie é um vencedor, apesar dele ter apenas 10 anos ele nunca foi a escola, sua mãe ensinou em casa mesmo, devido ao fato de sofrer preconceito, então seus pais decidem colocar ele na escola e deixar bem claro que caso aconteça algo que ele não queria ir ele pode avisar aos pais.

Então Auggie começa a estudar e logo percebe os olhares curiosos para seu rosto, no começo fica um pouco constrangido mas aos poucos vai se enturmando com Summer a única que sentou ao seu lado na hora do almoço.

Na sala de aula Auggie senta ao lado de Jack e os dois começam uma amizade muito legal.

O livro é narrado pelo Auggie , por sua irmã Via que relata um dos dias que Auggie chega muito chateado da escola mas não comenta o porque, achei esse trecho muito legal: 

Página 122
- As pessoas mudam de caminho para não encostar em você, Via? - rebateu ele
Por um momento fiquei sem resposta.
- Certo. Foi o que pensei. Então não compare meus dias ruins com os seus, tá?
- Está bem, é justo - concordei. - Mas isso não é uma disputa de quem tem os piores dias, Auggie. A questão é que todos temos que lidar com os dias ruins. Agora, a menos que você queira ser tratado como um bebê pelo resto da vida, ou como uma criança com necessidades especiais, tem que engolir isso e voltar para a escola.

O livro também mostra a versão da Summer e do Jack amigos de Auggie, Jack se lembra do dia que encontrou Auggie em uma sorveteria e gritou de susto ao vê-lo, a babá que levou Jack e seu irmão a sorveteria relata: 

Página 146
É o que sempre digo, meninos: todos os dias temos que agradecer ao Senhor por nossas bençãos, estão ouvindo?

No começo Jack e Auggie não se desgrudam, porém depois de alguns desentendimentos e fazerem as pazes, Jack começa a ser excluído de todo o grupo da escola por voltar a falar e brincar com Auggie :

Página 181
- É tão estranho - comentei - as pessoas não falarem com você, fingirem que você não existe.
August abriu um sorriso.
Acha mesmo? - perguntou, sarcástico. - Bem-vindo ao meu mundo!

Isso é muito legal porque mostra exatamente o que Auggie sente e seu amigo agora está passando pela mesma situação e enfim o livro relata a visão de Justin namorado da irmã de Auggie e Miranda melhor amiga de Via irmã de Auggie que deu um capacete de presente para Auggie quando era mais novo e o mesmo só usava o capacete para não sofrer preconceitos quando menor, depois volta para a visão de Auggie relatando seu ano na escola, o livro é super fácil de ler, li apenas em dois dias e passa uma mensagem super legal e como a leitura desenvolve fácil é recomendado para todas as idades.




Acho muito legal passar uma mensagem positiva para as pessoas que sofrem de bullying seja tendo algum tipo de deficiência ou não, temos que nos lembrar antes de tudo que somos seres humanos !


Página 237/313
Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Ficou com vontade de ler o livro? Escreva-se na nossa promoção e concorra e esse exemplar Clique Aqui para participar da promoção!

Beijos 


Até mais ... 


Andressa 


13 comentários :

  1. Andressa achei vc menina, eu vi no meu blog que está me seguindo e fiquei super feliz e vim retribuir a visita, o blog de vcs é maravilhoso e super fofo, adoro ler resenhas de outros blogs, principalmente desse livro eu comprei mais ainda não tive tempo de ler, esse assunto é super complicado bulliyng, meu filho de 14 anos vê algumas coisas que acontece no colégio e me conta fico triste em saber, pois muita dessas coisas começa em casa pela falta de impor limites nas crianças e adolescentes, o Rafa vai ler esse livro tbm!!!
    Obrigada de coração pela confiança e conta sempre comigo!!!
    Grande abraço Dani Casquet da livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh esqueci linkei vc no meu blog ta, sempre que der te faço uma visita!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani !!

    Que bom que venho me visitar rsrs vou linkar seu blog aqui também!

    Realmente bullying é complicado mas se você dar amor e carinho para o seu filho dentro de casa tenho certeza que o sofrimento é muito menor, passa o livro para ele ler sim que vale a pena !

    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Oii Andressa! Super amei a resenha e a história do livro. Realmente parece ser uma dessas histórias comoventes e cheia de lições. Desde o primeiro trecho que você postou deu pra perceber... Esse tipo de coisa acontece muito na vida real. Hoje em dia o bullyng é um assunto muito comentado mas ainda assim é muito frequente. Acontece com muitas pessoas :/ Me interessei pelo livro e acho que principalmente quem pratica esses atos deveriam ler.
    Beijos!

    http://prisioneiradaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!

    A história é super comovente mesmo e concordo com você que todos devem ler principalmente que faz o ato né, pois não tem noção que deixa a pessoas bem triste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Comprei Extraordinário é ela será minha leitura de hoje espero devorar e gostar do livro assim como todos vocês, tenho certeza de que pelo menos alguma coisa vou aproveitar dele, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriel!

    Leia sim e me conte depois o que achou !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie Linda, tudo bem ?
    Primeiramente gostaria de me desculpar pela minha ausencia pequena do seu blog, pois andei um pouco
    indisposta. Pra falar a verdade eu ainda estou com um pouco de dor de cabeça.
    Acho que é de tanto ficar na frente do computador. E também nem tive tempo para pegar no meu livro =/
    Enfim...Isso eu vou fazer uma cola para todos, porque ficar explicando é dureza (risos)

    Mas agora vou comentar o seu post ....

    Tá todo mundo falando tanto desse livro que está até me convencendo a comprar o livro sabia ? Estou quase indo na livraria pegar o meu, apesar que ainda tenho um monte pela frente para ler. E parece que a lista é interminavel, porque quanto mais a gente vê livros que nos chamam atenção, mais a gente quer comprar (risos)
    Mas espero que a história realmente seja boa, porque queria ler algo assim, pois quando eu era mais nova sofri um pouco com isso. Já até fiz um post sobre isso. Enfim...Seria legal ler...

    Eu adorei sua resenha. Parabens =]
    Se cuida minha linda e obrigada por passar em meu blog


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Silvana

    Que bom que passou por aqui estava sentindo sua falta mesmo, espero que ao ler esse comentário você já se encontre em perfeito estado de saúde!

    O livro é ótimo você precisa ler sim vai adorar, eu li o post que falou um pouco sobre isso mesmo e adorei por sinal.

    A lista de livros para quem é viciados minha amiga não tem fim bem vinda a esse mundo rsrs mas olha participa da promoção quem sabe não ganha e já consegue economizar!

    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
  10. É um tema que todos falam, mas que poucos fazem, DE FATO!
    Achei legal tua importância em uma analogia ao livro, você é muito safa!
    Espero que isso sirva para algumas pessoas, as que sabem sobre o tema e mesmo assim praticam.
    Beijos, lindona.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  11. oi, o livro parece ser lindo, e o tema é dos mais atuais.
    Agora tenho que confessar que arrepiei toda e me deu um aperto no coração ao ler sua última citação "Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
    lindo mesmo!
    bjus e adorei a dica, esse é um livro que quero muito ler,

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú Miranda

    Espero que e o livro ajude né as pessoas que sofrem e que praticam bullying !!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru Souza!

    Muito legal a frase né também me arrepiei quando li !!!

    Aplausos para nós rssr

    Beijos !

    ResponderExcluir