Resenha - Belle

Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Categoria : Romance/ Literatura Estrangeira

Sinopse: 

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Olá, tudo bem ? 

Esse livro foi o mais votado pelos leitores aqui no blog para eu poder ler e fazer a resenha, muitos estavam curiosos para saber se o livro é bom e se deveriam comprar.

Primeiro agradeço quem votou para eu ler o livro pois o livro é maravilhoso, não tenho palavras para descrever o que senti lendo o livro, mas de uma coisa tenho certeza esse foi o melhor livro que li até agora no ano de 2013 e se isso for suficiente para comprar minha dica é que comprem !!! 

Primeiro porque o livro foi me deixando cada vez mais curiosa e são tantos os acontecimentos que me surpreendeu, que não sentia vontade de largar o livro.

Belle tem 15 anos mora em um bordel em Londres com sua mãe Annie e a empregada Mog que cuida dela como uma segunda mãe, apesar de morar em um bordel ela é muito inocente pois sua mãe é uma pessoa muita fria e rígida com Belle e a proíbe de subir para o Bordel a partir das 18 horas.

Mesmo Belle escutando música e barulhos de onde fica no seu quarto, nunca passa pela sua cabeça o que acontece de fato no bordel, por ficar muito sozinha e não ter amigos resolve sair para dar uma volta aos arredores de sua casa  e conhece Jimmy que logo já a encara com preconceito por ela morar em um bordel;


"-Você deve ser uma prostituta, você vive num bordel!-Se eu morasse em uma palácio não seria obrigatoriamente uma rainha - ela respondeu com raiva".

Apesar disso Belle consegue se aproximar de Jimmy e criam uma amizade especial nesse período, quando Belle volta para sua casa, resolve pedir para sua mãe que a deixe limpar os quartos das cortesãs para que o ambiente se torne mais agradável, e então após sua mãe atender a seu pedido, Belle vai arrumar o quarto de Millie, uma das moças mais legais e bonita da casa e que sempre tratou Belle muito bem, então Belle arruma todo o quarto e acaba resolvendo descansar um pouco antes de descer para o seu quarto, mas o que ela não poderia imaginar  que essa simples atitude mudaria toda sua vida, Belle pega no sono e quando percebe já passou das 18 horas e acorda escutando vozes no corredor, percebe que é Millie vindo para o quarto junto com um rapaz, sem outra alternativa Belle resolve se esconder debaixo da cama, então a partir desse momento toda inocência de Belle é perdida, pois presencia o ato sexual do rapaz com Milie e ainda pior, nota que ele agride ela e sai em busca de ajuda gritando pelo corredor para salvar Milie, quando sua mãe a encontra no corredor e entra no quarto de Milie encontra o rapaz fugindo e Milie morta.

Sua mãe Annie pede para que ela omita a todos o ocorrido e resolve acobertar o assassinato em seu bordel , fazendo com que a policia não tenha provas para ir em busca do assassino.

Belle resolve desabafar para seu amigo Jimmy e o mesmo confia nela para contar que agora está morando com o tio pois sua mãe faleceu, veja um trecho legal do livro: 


Página 57 

" - Não acho que o tempo que você conhece alguém é importante. Eu conheço meu tio a vida toda, mas não posso confiar nele. Porém, eu só falei com você alguns minutos e te contei coisas sobre minha mãe - Respondeu".

Belle acaba ficando muito mal em ter que mentir sobre o que viu em sua casa, acaba sendo um trauma muito grande, Mog percebe o quanto Belle esta estranha e percebe que esta mentindo sobre o que viu no quarto, afinal Mog conhece ela melhor que sua mãe biológica e fica preocupada com o que Belle presenciou.


Então Belle é raptada pelo assassino de Millie ao sair para encontrar seu amigo Jimmy e a partir daí é um acontecimento atrás do outro, Belle sofre muito ,com apenas 15 anos acaba conhecendo a vida da pior maneira possível.


Acaba se tornando uma cortesã e apesar de ser sido muito mal tratada por várias pessoas que passam em sua vida, Belle se torna muito forte e aceita o destino que Deus lhe deu sem abaixar a cabeça.


Após passar por algumas experiências horríveis Belle é transferida para outro país e viaja de navio com Ettiene para Nova York onde ele finge ser seu tio e a ameaça caso ela conte algo sobre sua vida no navio.


Ettiene não conhece Belle pois é pago somente para levar pessoas a determinados países sem serem descobertos e aos poucos os dois vão se conhecendo melhor e acabam criando um carinho muito grande um pelo outro e apesar dele estar levando Belle para trabalhar em um bordel, Belle percebe que pode tirar vantagem disso e acaba aprendendo alguns truques com Ettienne que foge da atração que sente por ela em respeito a sua família.


Após chegar em News Orleans seus caminhos são separados, e após um tempo Belle acaba indo morar com um cliente chamado  Faldo que a leva da casa onde trabalhava, porém o que parecia o sonho de muitas cortesãs, sair do bordel e se casar com um homem rico, para Belle acaba se tornando um pesadelo pois o mesmo a trata muito mal, e achei interessante o diálogo em que ela cobra o mesmo :


Página 324 
" Como quer que eu ame você se não vem cedo para fazer uma refeição comigo? Se não pergunta o que fiz durante o dia, e só trepa comigo como se eu fosse uma puta qualquer e vai embora no dia seguinte sem dizer quando volta? Por que veio hoje? Para tentar me flagrar com outro homem? "
Achei interessante o que ela fala nesse diálogo pois é exatamente assim que os casamentos acabam ou vira motivo de briga e mesmo ela sendo de fato uma cortesã quando sai do bordel não se considera mais.

Depois de se separar então de uma forma nada amigável, Bella tenta buscar ajuda com uma senhora que tem uma loja de chapéu e acaba se dando conta do preconceito que existe com quem é cortesã e segue mais um trecho interessante : 


Página 336 
" - Por que as pessoas sempre julgam as prostitutas como sendo os piores seres da face da Terra? Elas não existiriam se não existissem homens que as procurassem.
E posso dizer, por experiência própria, que são os chamados "homens de respeito" casados os primeiros a usá-las. Se as esposas cumprissem seu papel dentro do casamento, eles não procurariam prostitutas.
Por isso suas clientes indignadas devem analisar a si mesmas antes de me julgarem."
Então Belle se encontra mais uma vez perdida e sozinha e viaja para Paris e resolve cuidar de sua vida, fica hospedada em um hotel e faz amizade com a dona que desconfia de sua profissão mas por Belle ser muito discreta e não levar ninguém em seu quarto a respeita.

Até que Belle é raptada novamente por Pascal, ele que marcava os encontros de Belle com os clientes, por sorte Belle informa a Gabrielle dona do hotel onde mora que a única pessoa em quem confia é Ettiene que depois da ligação que teve com ele no navio algum tempo atrás nunca mais esqueceu.


Belle sofre muita pressão física e psicológica e finalmente Ettiene a salva e a torna livre para voltar para seu país de origem Inglaterra.


E a 2 anos seu amigo Jimmy sonha em encontra-la novamente pois esse acaba se tornando seu objetivo na vida.


Durante o tempo em que Belle desapareceu Mog foi atrás de Noah que era um ex-cliente de Millie e jornalista, ele não desiste de encontrar Belle nesse tempo todo e vai pegando cada vez mais provas de onde se encontra Belle até localizar onde Belle se encontra de fato.


O que Noah não esperava é que Ettiene estaria ao lado de Belle e percebe o carinho que existe entre os dois, mas por ter convivido apenas com Jimmy, Noah torce para que Belle volte a Inglaterra e fique com seu amigo pelo qual nunca desistiu de a procurar.


Então o livro nos deixa na dúvida de quem Belle deve ficar com Ettiene que foi uma paixão avassaladora, ou com Jimmy que sempre ficou a espera de Belle e nunca perdeu a esperança de encontra-la? 


Enfim o livro fala por toda a fase de Belle que foi sequestrada, o livro tem 559 páginas e é maravilhoso, eu demorei um pouco mais para ler porque eu amei Belle, não queria que a história acabasse pois sentia que ia ficar na tão famosa e dolorida "Ressaca Literária", que para quem não sabe seria o mesmo que nos apegar ao personagem e ele morrer pois ao acabar de ler o livro senti essa sensação rsrs 

Mas ainda bem que a autora como eu se apegou a Belle e achou que a história deveria continuar e agora em Maio está lançando a continuação da história de Belle do livro "Entre o Amor e a Paixão", eu já reservei meu exemplar pois Belle entrou na minha  vida , acho que esse livro é o único depois da série de Harry Potter que eu amo e que me fez torcer, chorar, comemorar e rir.


Definitivamente amei Belle, é um livro super recomendado.


Beijos 


Até mais 


Andressa 


14 comentários :

  1. Eu li em quatro dias, e também foi por conta desse problema de ficar torcendo para a história não terminar! Ficava triste mesmo quando eu percebia que estava aproximando o fim.
    Bem, Belle é um dos meus livros favoritos, prediletos, melhores, enfim... hahaha Eu amo a história, amo a narrativa, amo tudo! Só fiquei triste agora que fiquei sabendo de um lançamento que é continuação de Belle, e nele há um triângulo amoroso entre Belle, Etienne e Jimmy.

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa Belle foi o melhor livro que li em 2012 é perfeitooooooo, você vive com os personagens e sente o que Belle está sentindo, ótimo, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu !!

    Você não gostou de saber do triângulo amoroso ? Eu amei saber que tem continuação estou louca para ler rsrs confesso que me apeguei a Ettiene rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pelo que você falou deve ser um livro muito bom mesmo! Nunca tive curiosidade, mas agora estou com muita vontade de ler esse livro! Parabéns pela resenha!

    beijos!!!

    http://diversaoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já me foi tão recomendado! Sei bem como é isso de "Ressaca literária" é fogo! rs
    Pensando seriamente em por na minha estante, não é possível, depois de tantas recomendações, que o livro seja ruim rs



    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o livro!!! Até fui uma das que votou nele aqui, porque também estava lendo, e adoro ver outros pontos de vista sobre o livro.
    E Andressa, estou com você, louca pela continuação, rs. Apesar de não gostar de traição (não sei se é o que vai rolar), eu adorei o Etienne e vi mais do que apenas paixão entre ele e Belle.

    E meninas, tem promoção lá no blog, deem uma olhadinha,
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Samanta!

    O Livro é ótimo mesmo !

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A resenha está intensa e reflete bem o que você sentiu ao ler, espero ter uma leitura satisfatória também.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    O livro é intenso mesmo, ótima colocação você vai adorar tenho certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei bem curioso, isso me lembra o PTIRO, que é uma coisa inventada pela minha turma...
    Beijos
    http://i--wont-give-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Giovana fiquei curiosa para saber o que seria "PTIRO" rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Andressa, você viu que a Editora Novo Conceito divulgou o primeiro capítulo de entre o amor e a paixão? e começa com o Etienne na Inglaterra vendo a loja de chapéus da Belle!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse é um livro que quero ler demais!!! Amei sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é show, espero poder comprar os dois livros, logo logo ...

    ResponderExcluir