[Resenha] A esperança de uma mãe

Autor: Francine Rivers
Editora: Verus
Categoria: Estrangeira / Romance

Sinopse : 

Na Suíça do início do século XX, a ambiciosa e decidida Marta Schneider sai de casa determinada a fugir do pai violento, da mãe amorosa mas fraca e das restrições impostas às mulheres naquela sociedade. Depois de receber notícias devastadoras de sua família, Marta se muda para a Inglaterra e mais tarde para o Canadá. Ali conhece Niclas Waltert, um homem tão comprometido quanto ela a construir uma vida melhor em uma nova terra, e os dois acabam se casando. Mas nada preparou Marta para os sacrifícios que ela tem de fazer pelo marido e pelos filhos quando eles se mudam para a selvagem Califórnia para recomeçar do zero. Marta espera poder dar aos filhos uma vida melhor, mas aprendeu desde cedo que somente os fortes sobrevivem. Sua rigidez muitas vezes é incompreendida, principalmente pela filha mais velha, Hildemara, que anseia pela aprovação da mãe. Em meio ao drama da Segunda Guerra Mundial, Hildemara se apaixona e começa sua própria família. Mas eventos trágicos e inesperados forçam mãe e filha a encarar os próprios defeitos e o abismo cada vez mais profundo que ameaça separá-las para sempre. Com uma prosa envolvente e personagens emocionantes, A esperança de uma mãe é a primeira parte de uma saga familiar inesquecível sobre os sacrifícios que toda mãe faz por seus filhos e sobre a natureza do amor incondicional.

Mais um livro emocionante de Francine Rivers, essa escritora tem o dom de escrever histórias emocionantes e que prendem nossa atenção do começo ao fim.
A esperança de uma mãe é baseado na história de vida da própria escritora, onde a mesma teve que realizar uma pesquisa  em sua árvore genealógica e descobrir muitas coisas novas.
O livro conta a história de vida de Marta Schneider que é um lutadora, trabalhadora e um exemplo muitas vezes de mulher guerreira.
Marta sempre foi uma criança rejeitada pelo pai, tinha uma mãe maravilhosa mas muito omissa, o pai sempre nervoso com Marta não deixava a mesma seguir com os estudos e a forçava a trabalhar desde pequena, Marta deixa seu maior sonho que é estudar de lado e começa a trabalhar em dois empregos, de empregada e de ajudante em uma padaria.
Marta ajuda a família com todo o dinheiro que ganha pois seu pai a obriga fazer isso.
Marta é criado com uma irmã mais nova que é uma menina linda e um irmão preguiçoso que não gosta de estudar.
O pai de Marta lhe propõe que ensine seu irmão a ir bem nas provas com a garantia de mandar ela de volta para uma escola em outro país.
Marta se esforça tenta ajudar o irmão que consegue passar de ano para ingressar em alguma faculdade, nesse tempo Marta é enviada para outro país onde volta a estudar em colégio interno juntamente com um curso de arrumadeira.
Começa a falar  com sua mãe e irmã através de cartas, e percebe que depois que saiu de casa as coisas pioraram bastante, sua mãe com suspeita de tuberculose e sua irmã tendo que também trabalhar para ajudar em casa.
Marta se esforça muito para concluir seus estudos e  resolve arrumar um emprego e continuar morando fora, logo arruma um emprego e continua batalhando como  sempre, muda de emprego algumas vezes pois Marta é muito ambiciosa e sempre pensa em seu futuro e sonha em ter uma pensão onde possa administrar algo que seja seu , bem perto de conseguir realizar esse sonho Marta recebe uma carta de sua irmã pedindo para a mesma voltar para casa e ajuda-la a sair das garras do patrão e seu filho que não param de abusar de sua irmã, Marta revoltada com tal situação abandona emprego e o país e vai ao encontro de sua irmã onde salva a mesma das garras dos donos e a devolve para a casa da mãe, o pai fica indignado com a atitude de Marta e a manda embora de casa, Marta sem outra alternativa vai embora para outro país e decide comprar uma casa com suas economias e finalmente abre sua pensão onde oferece serviços de  refeição onde faz o maior sucesso e tem todos os quartos alugados, a pensão começa a ir de vento em polpa.
No decorrer do tempo ela recebe uma carta onde informa que sua mãe faleceu e sua irmã se matou pois descobriu que estava gravida do patrão devido ao abuso sofrido.
Marta se sente muito culpada com esses acontecimentos porém sem a ligação de sua mãe e sua irmã acaba não voltando mais para casa e seguindo seu caminho.
Marta conhece seu marido na pensão mesmo, ela aprendeu a falar várias línguas e acaba dando aulas para ele aprender a se comunicar melhor no país.
Depois de um tempo acabam se casando e o marido resolve arrumar emprego em outro país assina um contrato de permanência mínima e propõe a Marta vender sua pensão e largar tudo, Marta que descobre que esta grávida não quer vender seu sonho e ir atrás de seu marido, então seu marido vai embora e deixa Marta cuidando da pensão sozinha e gravida.
Marta sofre muito com a distância, mas não da o braço a torcer, após nascer seu primeiro filho homem depois de um tempo seu marido volta e e tenta convencer Marta a seguir com ele , Marta então resolve deixar a pensão na mão de uma amiga pois ela resolve fazer um teste antes de vender a pensão de vez, e então se muda para uma fazenda com seu marido.
Marta logo se descobre grávida novamente, e acaba ajudando seu marido na fazenda, e ficando mais tempo que o previsto no país, dessa vez Marta fica grávida de uma menina a principio pensa em colocar o nome de sua filha com o mesmo se sua irmã mas ao falar o nome para seu marido o mesmo não gosta do nome, e acaba escolhendo por Hildemara, que nasce bem menor e mais magra que o primeiro filho.
A principio Marta se sente fragilizada com o estado de sua filha, mas ao pensar por tudo que passou vendo o modo como seus pais criaram sua irmã ela resolve deixar Hildemara forte e o jeito dela achar que Hildemara é ser forte é não passar a mão na cabeça dela de jeito nenhum.
Então a criação de Hildemara e totalmente diferente dos outros irmãos que ao todo são 4 contando com Hildemara, todos sabem se impor e expressar sua opiniões, Hildemara meiga nunca fala o que pensa e se sente retraída em muitos momentos, enquanto ela aprende a ajudar a mãe desde pequena todos os outros irmãos ficam brincando e ela nunca reclama sua mãe as vezes cobra que sua filha tome alguma posição mas Hildemara sempre faz as coisas pensando no bem estar de todos.
No decorrer da história a família muda para muitos países, passa muita necessidade e Marta se mostra sempre guerreira mostrando ser forte e ajudando a família a permanecer unida.
Hildemara acaba sofrendo muito em toda sua vida, após crescer resolve se tornar enfermeira e ela mesma é obrigada por sua mãe a arrumar um emprego para ajuntar o dinheiro necessário para custear seus estudos, enquanto seus irmãos são todos privilegiados com a mãe pagando seus cursos.
Hildemara sempre faz as coisas pensando na mãe, nunca pensa em si mesma, somente quando resolve fazer o curso de enfermagem e acaba deixando sua família.
Antes de se formar ela recebe uma carta de sua mãe pedindo para voltar para casa devido ao seu pai estar muito doente e precisar dos cuidados de Hildemara, ela vai sem pensar em nada deixa um pretendente no país onde vive e dedica todos os cuidados necessário para o seu pai que sempre a tratou tão bem, após o pai falecer, Hildemara se casa com o pretendente que havia deixado anteriormente e tem um filho com ele, porém a mesma acaba ficando muito doente e  o marido solicita ajuda a sogra Marta... 

A história é rica em muitos detalhes mas vale muito a pena ler, tem continuação o livro mas somente lendo para saber e passar por tantas emoções ao saber e entender melhor o relacionamento de uma mãe e filha.


E você já leu o livro ou está com vontade de ler ? Deixe seu comentário !!



Beijos 


Andressa 

Um comentário :

  1. Livro maravilhoso! Me identifiquei bastante com a Hildemara e minha mãe lembra um pouco a Marta. Trouxe muito aprendizado para mim!

    ResponderExcluir